A Sony anunciou oficialmente na quarta-feira (01) a chegada da PlayStation Indies. A iniciativa promete “facilitar a vida dos desenvolvedores indie e deixar seus títulos brilharem no mercado super competitivo dos videogames” aos games que serão publicados tanto para o PS4, quanto futuramente para o PS5.
O anúncio foi feito por Shuhei Yoshida, Chefe das Iniciativas Indie PlayStation, que falou da importância da comunidade indie para o futuro da indústria dos games. “O desenvolvimento de jogos AAA se tornou tão caro que está cada vez mais difícil das grandes empresas se arriscarem a investir em novos conceitos que podem ou não dar certo”, comenta.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Com isso, Yoshida quis dizer que os desenvolvedores independentes têm uma maior “liberdade” de mostrar ideias nunca antes vistas, criando novos conceitos de arte, game design, música e etc para os games.
É, mais ou menos, a ideia de que o investimento na produção de um título indie é muito menor que num AAA (os jogos blockbusters), ou seja, é possível correr mais riscos com uma ideia totalmente nova em estúdios pequenos. Se não der tão certo quanto o esperado, o prejuízo seria menor.
Nove jogos independentes foram destacados junto com a oficialização da iniciativa PlayStation Indies. Confira os títulos abaixo:
Worms Rumble
Worms Rumble, o próximo jogo da franquia Worms, será lançado tanto para PlayStation 4 quanto para PlayStation 5 ainda em 2020. Também haverá uma versão para PC.
Haven
Haven, jogo cooperativo de aventura situado em outro planeta, será lançado “em breve” para PS4 e PS5. O jogo também chegará para Nintendo Switch, Xbox One e PC.
Carto
Carto, jogo de aventura no qual é necessário resolver enigmas para progredir, foi confirmado para PlayStation 4, além da já anunciada versão para PC.
Recompile
Recompile, um jogo de “plataformas com temática hacker”, será lançado “em breve” para PlayStation 5. O game também está em desenvolvimento para PC.
Heavenly Bodies
Heavenly Bodies, game em que o jogador desafia “a gravidade para manter uma estação espacial funcionando corretamente”, chega em breve para PS5 e PS4. A versão para PC também está confirmada.
Creaks
Creaks é um jogo no qual se utiliza a luz para vencer criaturas da escuridão em um mundo desenhado à mão. O lançamento ocorrerá ainda em 2020 para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
Where the Heart Is
Where the Heart Is, “uma aventura narrativa entre a verdade e a ficção”, será lançado para PS4 no final de 2020.
Maquette
Maquette é o novo jogo do estúdio Graceful Decay, que utilizou simulação recursiva para criar um game cheio de enigmas. De acordo com o estúdio, esta será uma jornada de “amor, perda e aceitação”. Maquette será lançado para PS4, PS5 e PC.
F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch
Fechando a lista, temos F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch. O jogo nos coloca no controle de um coelho veterano de guerra e será lançado “em breve” para PS4.
LEIA MAIS:
The Last of Us 2 é um dos jogos mais importantes da história, você querendo ou não
Crash Bandicoot 4: It’s About Time é anunciado e trailer é divulgado

