Home DESTAQUE Você lembra a última vez em que o Brasileirão terminou no ano seguinte?

Você lembra a última vez em que o Brasileirão terminou no ano seguinte?

O Torcedores.com relembra a última vez em que uma competição nacional terminou na temporada seguinte

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

O calendário brasileiro sempre foi contestado, pelas datas apertadas e pela distribuição de jogos durante uma temporada. E neste 2020, a CBF teve que quebrar a cabeça para estipular datas para as competições nacionais, uma vez que ficamos cerca de três meses sem jogos devido à pandemia do coronavírus. O Brasileirão por exemplo, está previsto para terminar em 24 de fevereiro de 2021. Mas você lembra qual foi a última vez em que isso aconteceu? Um Campeonato Brasileiro terminando no ano seguinte? O Torcedores.com te ajuda a lembrar.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJERGtyUTZYcyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

 

PUBLICIDADE

Copa João Havelange

O ano era 1999, e o Botafogo seria um dos rebaixados daquele Brasileirão. Porém, o clube carioca ‘ganhou’ pontos salvadores referente a uma partida contra o São Paulo, devido a escalação de Sandro Hiroshi. Ah, o famoso “caso Sandro Hiroshi”. O Tricolor foi punido por documentação adulterada do meia em seus times anteriores. Com isso, o Botafogo conquistou os três pontos daquela partida, e se salvou da queda. Então quem cairia, seria o Gama. Mas o clube do Distrito Federal foi à justiça comum e venceu ação que impossibilitaria seu rebaixamento.

No fim das contas, a CBF não pôde organizar o Brasileirão seguinte, e coube ao Clube dos 13 montar o nacional daquela temporada de 2000. A famosa Copa João Havelange.

O regulamento foi completamente diferente, e a competição teve equipes das três principais divisões do Brasil. Com isso, tivemos polêmicas como o Fluminense ‘subir’ diretamente da Série C para a Série A, e também tivemos gratas surpresas como o São Caetano, que chegaria à final da competição contra o poderoso Vasco da Gama de Romário e companhia.

O motivo da final ser no ano seguinte

O calendário já estava meio apertado. Tanto que Vasco e São Caetano iriam disputar o título apenas no dia 30 de dezembro de 2000. A partida de ida, foi 1×1 e a decisão ficaria para São Januário neste dia 30/12. Mas a grade de uma das arquibancadas cedeu, e vários torcedores acabaram se ferindo. Sendo assim, a partida acabou sendo remarcada para 18 de janeiro de 2001. Na ocasião, o Vasco venceu por 3×1 e acabou ficando com o título nacional.

PUBLICIDADE

Daí em diante, o Brasileirão ‘voltou ao normal’ em 2001 e 2002, e a partir de 2003, adotou o atual formato de pontos corridos.

LEIA MAIS
6 jogadores campeões nacionais por Corinthians e Palmeiras