Home Futebol Campeonato Carioca se torna único sem campeão do interior após conquista no PE

Campeonato Carioca se torna único sem campeão do interior após conquista no PE

Salgueiro quebrou na última quarta-feira (5) série de conquistas apenas de clubes da Capital; Carioca é único sem campeão do interior

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Campeonato Carioca já terminou e com o Flamengo campeão. Mas a partir da última quarta-feira (5), com a conquista do Campeonato Pernambucano pelo Salgueiro, se tornou o único estadual em que nenhum time foi campeão vindo de fora do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJ5a2Z2UkxXNSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Até esta semana, o Pernambucano dividia esta estatística com o Rio. A conquista do Carcará quebrou o domínio completo de times de Recife no estadual, que vinha desde 1915, destacado especialmente pelo trio Sport, Náutico e Santa Cruz, este o vice-campeão de 2020.

PUBLICIDADE

No Campeonato Carioca, oito equipes (Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense,America, Bangu, São Cristóvão e Paissandu) foram campeões, todos sendo da capital (antes Distrito Federal e Guanabara). O primeiro time de fora do Rio a decidir um estadual foi o Americano, de Campos, em 2002, perdendo a final para o Fluminense. As equipes do interior entraram na competição no final dos anos 70, com a fusão dos antigos estados do Rio de Janeiro e Guanabara.

Desde então, apenas em 2005 outro time do interior, o Volta Redonda, foi finalista, caindo para o mesmo Flu. A hegemonia dos times da Capital no Campeonato Carioca segue viva e será a única dentre todos os estaduais a partir de agora.

Primeiros clubes do interior em outros estados

O primeiro campeão vindo de fora de uma capital em termos estaduais foi o Brasil de Pelotas, campeão gaúcho em 1919. Antes, o Parnahyba havia vencido o Piauiense em 1916, mas este fora disputado em duas ligas regionais, das quais venceu uma.

PUBLICIDADE

Antes da conquista do Salgueiro, Roraima e Pará tinham sido o últimos campeonatos estaduais a terem um primeiro campeão de fora da capital, ambos em 2011, com o Real (de São Luiz do Anauá) e o Independente (Tucuruí).


LEIA MAIS

Estaduais: quais campeonatos ainda estão em aberto?

(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial da Ferj)

PUBLICIDADE