Home Futebol Com dois gols nos acréscimos do segundo tempo, Flamengo e Botafogo empatam no Maracanã

Com dois gols nos acréscimos do segundo tempo, Flamengo e Botafogo empatam no Maracanã

Primeiro clássico carioca do Brasileirão foi bastante equilibrado e com direito a dois gols nos instantes finais da etapa final

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.
PUBLICIDADE

Flamengo e Botafogo foram a campo na manhã deste domingo (23), em clássico disputado no estádio do Maracanã válido pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Equilibrado e emocionante na reta final, o duelo terminou empatado em 1 x 1, com gols de Pedro Raul e Gabriel em cobrança de pênalti aos 55 minutos do segundo tempo.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Poucas horas depois de desembarcar no Rio de Janeiro, o chileno Mauricio Isla já fez questão de ir ao Ninho do Urubu conhecer os novos companheiros e realizar os primeiros exames físicos no Flamengo

 

A partida foi realizada sem a presença de público, obedecendo aos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em razão da pandemia do coronavírus.

PUBLICIDADE

Este foi o primeiro clássico carioca do Brasileirão 2020 e o de número 369 da história do confronto entre os dois clubes. O retrospecto segue sendo favorável ao Flamengo, que possui 133 vitórias contra 112 triunfos do Botafogo, mais 124 embates que terminaram com igualdade no marcador.

O primeiro tempo

O jogo mal começou e, logo aos três minutos, o gaúcho Jean Pierre Gonçalves Lima, responsável pelo sistema de VAR (arbitragem de vídeo), já foi acionado para analisar um suposto pênalti a favor do Flamengo, mas nada foi assinalado pelo árbitro e também gaúcho Leandro Pedro Vuaden.

Sete minutos depois, o goleiro Gatito Fernández fez a primeira intervenção importante espalmando a bola para o lado do campo após chute de fora da área do lateral Matheuzinho, em boa troca de passes do ataque rubro-negro.

O Botafogo tinha dificuldade para sair jogando e o Flamengo continuava pressionando, porém sem conseguir criar chances claras de gol. A primeira delas aconteceu somente aos 23 minutos, em cabeceio forte de Bruno Henrique dentro da pequena área depois de cruzamento da esquerda de Pedro Rocha, mas Gatito, bem posicionado, fez grande defesa.

PUBLICIDADE

Quase três minutos depois, em contra-ataque perigoso do Botafogo, o atacante Luis Henrique perdeu gol inacreditável sem goleiro, ao receber cruzamento rasteiro de Kevin e finalizar mal por cima da meta de Diego Alves.

O lance motivou o time alvinegro na partida que voltou a assustar com o meia Honda aos 30 minutos, em chute próximo da entrada da área e a bola passando rente à trave esquerda. Do lado oposto, quatro minutos adiante, Gatito fez outra boa defesa em finalização também de longe do atacante Gabriel.

Sempre com jogadas rápidas de contra-ataque, o Botafogo equilibrou as ações na reta final do primeiro tempo, que foi encerrado aos 48 minutos ainda com o placar inalterado.

Foto: Alexandre Vidal/ Site oficial do Flamengo

Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo

A etapa final

Assim como no primeiro tempo, a segunda etapa também precisou, logo no início, do auxílio do sistema de VAR, dessa vez para avaliar falta de Matheuzinho em Caio Alexandre, porém Leandro Pedro Vuaden confirmou apenas cartão amarelo para o jogador do Flamengo.

PUBLICIDADE

Em jogo truncado, a primeira oportunidade de gol aconteceu somente aos 22 minutos e foi do Botafogo: Luis Henrique passou a bola para Pedro Raul que finalizou e conseguiu escanteio. Aos 26 minutos, a partida foi interrompida após choque entre jogadores em lance de ataque do Flamengo.

Com menos movimentação que no primeiro tempo, o placar finalmente foi aberto aos 29 minutos pelo atacante Gabriel, que finalizou sozinho após receber a bola de Thiago Maia. No entanto, o VAR novamente entrou em cena e invalidou o gol devido à toque de mão na bola de Bruno Henrique durante a jogada.

Na tentativa de acelerar o jogo na reta final, o técnico catalão Domenec Torrent colocou o atacante Pedro no lugar do meia Everton Ribeiro, porém, mal posicionado, ele não aproveitou a primeira chance em bom cruzamento de Vitinho aos 37 minutos.

O time rubro-negro passou a pressionar mais nos minutos finais. Aos 43, Bruno Henrique fez boa jogada, driblou dois defensores e finalizou para defesa de Gatito. No minuto seguinte, foi a vez de Willian Arão chutar de longa distância e a bola passou muito perto dol gol.

PUBLICIDADE

O Botafogo reagiu e teve quatro escanteios em sequência a seu favor. No último deles, aos 47 minutos, Pedro Raul aproveitou a sobra da bola na área e balançou as redes em bonito gol de voleio, anotando seu sexto gol em 12 partidas e 1 x 0 no placar do clássico.

O juiz prometeu o jogo até os 51 minutos e, justamente no último lance, após mais uma consulta ao sistema de VAR, foi marcado pênalti para o Flamengo por toque de mão na área do zagueiro Marcelo Benevenuto.

Gabriel Barbosa foi para a cobrança e arrematou no ângulo direito do gol aos 55 minutos, selando o empate em 1 x 1 entre Flamengo e Botafogo, em duelo equilibrado e repleto de emoção nos acréscimos.

Foto: Vitor Silva/ Reprodução Twitter oficial Botafogo FR

Foto: Vitor Silva/ Botafogo FR

Com o resultado, o Rubro-Negro subiu para o 12º lugar na tabela com cinco pontos, um a menos que o Glorioso, o oitavo colocado.

PUBLICIDADE

Os dois times voltam a campo no próximo fim de semana pela sexta rodada do Brasileirão. O Botafogo joga contra o Internacional no sábado (29) no estádio Nilton Santos, o Engenhão, e o Flamengo vai à Vila Belmiro no domingo (30) enfrentar o Santos.

Flamengo 1 x 1 Botafogo

Quinta rodada da Série A do Brasileirão 2020

Quando: Domingo, 23 de agosto

Onde: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

Gols: Pedro Raul (Botafogo) aos 47 minutos do segundo tempo e Gabriel (Flamengo) aos 55 minutos do segundo tempo

PUBLICIDADE

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden, do Rio Grande do Sul

Flamengo: Diego Alves, Matheuzinho, Rodrigo Caio (Thuler), Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Diego (Thiago Maia) e Everton Ribeiro (Pedro); Pedro Rocha (Vitinho), Bruno Henrique e Gabriel; treinador: Domenec Torrent

Botafogo: Gatito, Kevin (Barrandeguy), Marcelo Benevenuto, Kanu e Rafael Forster (Pedro Raul); Caio Alexandre (Danilo Barcelos), Keisuke Honda (Luiz Otávio), Bruno Nazário e Guilherme; Luis Henrique e Matheus Babi (Rhuan); treinador: Paulo Autuori

LEIA TAMBÉM

Flamengo 1 x 1 Botafogo: assista aos gols do clássico do Brasileirão

PSG x Bayern: quem vai ser “o cara” na final da Champions League? Vote!

SporTV e Premiere: confira quais jogos serão transmitidos AO VIVO neste fim de semana