Home Futebol Gatito Fernández será denunciado e pode pegar seis jogos de suspensão por derrubar cabine do VAR

Gatito Fernández será denunciado e pode pegar seis jogos de suspensão por derrubar cabine do VAR

Gatito pediu desculpa pelo ocorrido, mas reforçou que não pode ter profissionais completamente despreparados para usar o VAR

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.
PUBLICIDADE

O goleiro Gatito Fernandéz, do Botafogo, será denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter empurrado com o pé e derrubado a cabine do VAR após a derrota da equipe carioca para o Internacional no último sábado (29), no Estádio Nilton Santos, em jogo que terminou com polêmica de arbitragem por causa do gol anulado do time de General Severiano no início do segundo tempo, quando a equipe colorada já vencia o jogo por 2 a 0.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Gatito será denunciado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva, e prevê ainda pena de até seis jogos de suspensão.

PUBLICIDADE

“A Procuradoria está acompanhando o caso do Gatito. Está atenta a tudo que tem acontecido no futebol. Ele será denunciado pela Procuradoria. A princípio, no artigo 258, que é assumir qualquer conduta contra a disciplina e a ética desportiva. O artigo 258 prevê uma punição de uma a seis partidas”, disse o procurador-geral do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, em entrevista ao Globo Esporte.

“A Procuradoria ainda analisará se haverá outro artigo a ser capitulado no ato dele. A princípio, será julgado primeiro pela comissão disciplinar. E, dessa decisão, caberá recurso ao pleno”, acrescentou.

O árbitro Thiago Duarte Peixoto citou o caso envolvendo na súmula da partida. “Após o término da partida, utilizando o recurso das imagens da transmissão, podemos observar que o goleiro da equipe do Botafogo, Roberto Junior Fernandez Torres (Gatito) de número 01, ao deixar o campo de jogo, desferiu um chute no toten derrubando o monitor do VAR e deslocando o acrílico de proteção da cabine. Fato este não observado pela equipe de arbitragem no campo de jogo”.

Em seu perfil no Instagram após a partida, o goleiro do Botafogo se desculpou pelo ocorrido. “De cabeça fria, agora, é claro que me arrependo. Não é uma postura que me orgulho e não deveria mesmo ter feito isso. Sei do meu papel, sei que devo dar exemplos. Mas tudo tem um limite e sequer temos um caminho para tentar fazer com que as coisas melhorem na arbitragem. O VAR chegou para ficar e está ajudando bastante o futebol no Brasil e em todo o mundo. O que não pode acontecer é termos profissionais completamente despreparados para usar tal ferramenta.”

 

PUBLICIDADE
Ver essa foto no Instagram

 

Gostaria tentar explicar meu ato de hoje ao chutar a cabine do VAR. De cabeça fria, agora, é claro que me arrependo. Não é uma postura que me orgulho e não deveria mesmo ter feito isso. Sei do meu papel, sei que devo dar exemplos. Mas tudo tem um limite e sequer temos um caminho para tentar fazer com que as coisas melhorem na arbitragem. O VAR chegou para ficar e está ajudando bastante o futebol no Brasil e em todo o mundo. O que não pode acontecer é termos profissionais completamente despreparados para usar tal ferramenta. Novamente, assumo que não tive a postura correta ao sair de campo. Todos sabem do meu caráter e tudo que consegui construir até hoje em minha carreira não foi de um dia para outro. Mas de cabeça quente, e com tudo que todos viram nas decisões da arbitragem, fica quase impossível não esboçar qualquer tipo de reação. Os atletas precisam ter o direito de participar desta construção de nova arbitragem no mundo. O que está acontecendo na atualidade não nos satisfaz. Apenas isso. Vamos seguir trabalhando com todo o esforço para levar ao torcedor nosso melhor. Queremos que outras esferas que fazem parte de um evento tão importante também se preparem com tal responsabilidade. ? @foto_vitorsilva

Uma publicação compartilhada por Junior Fernandez (@gatitofernandez) em 29 de Ago, 2020 às 8:50 PDT

LEIA MAIS:
Em rede social, Felipe Neto detonar o VAR: “Uma vergonha”
InterVARcional? Web sugere suposto apito amigo em vitória do Inter sobre o Botafogo
Comentarista de arbitragem da Globo vê gol mal anulado do Botafogo contra o Internacional

PUBLICIDADE