Home Futebol Mohammed Kudus e o projeto de sucesso do Nordsjaelland

Mohammed Kudus e o projeto de sucesso do Nordsjaelland

Saiba mais do projeto do Nordsjaelland

Redação Torcedores
Torcedores é hoje o maior portal independente de esportes do país. Atua da cobertura de diversos esportes, eventos e equipes. Nossa redação possui uma equipe formada por dezenas de editores e colaboradores especializados na cobertura esportiva.

Com uma filosofia educadora, o clube dinamarquês dá sequência ao trabalho de sua filial ganesa e recolhe os frutos de uma formação bem-sucedida baseada nos valores humanos.

PUBLICIDADE

Antes de conhecer este projeto de sucesso, aproveite a oportunidade para visitar e conhecer o melhor cassino online do mercado, onde você também poderá colher excelentes frutos com boas jogadas.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

No dia 16 de julho, os holandeses do Ajax anunciaram a contratação de Mohammed Kudus junto ao Football Club Nordsjaelland, da Dinamarca. A transferência poderia ser apenas mais uma negociação comum, com o interesse do Ajax sendo despertado pela qualidade individual de Kudus e nada mais além disso. Mas, na verdade, o Nordsjaelland tem com a sua última venda a prova definitiva para validar um projeto que foi iniciado em 2016 e possui relação direta com o jogador ganês.

PUBLICIDADE

Reformulado em 2003 após um escândalo político nacional, o FC Nordsjaelland (antes conhecido como Farum BK) teve o seu auge entre a primeira e segunda década dos anos 2000. Após participar da antiga Copa da UEFA e da atual Europa League, o clube venceu a Copa da Dinamarca duas vezes seguidas em 2010 e 2011 e conquistou pela primeira vez o título do campeonato dinamarquês na temporada 2011/2012. Mas o destino do FCN como clube formador e educador mudou mesmo a partir de dezembro de 2015.

Atual presidente da equipe dinamarquesa, o inglês Tom Vernon trabalhou como olheiro para o Manchester United e foi na África onde o mesmo construiu toda a sua rede de contatos, além de ter realizado um trabalho sem precedentes com a criação da academia Right to Dream em 1999. O objetivo do clube era simples: providenciar uma oportunidade para crianças que viviam na extrema pobreza construírem uma vida melhor para si mesmos e suas famílias. Após dar início ao clube de forma modesta, realizando treinamentos em campos de terra, a RTD Academy cresceu ao ponto de oferecer bolsas de estudo de duração de oito anos para crianças de toda a região próxima de Gana, país onde a academia está baseada. 

Com toda a sua bagagem, foi o britânico que convenceu o Pathways Group a investir capital no Nordsjaelland e, com o negócio fechado, Tom se tornou presidente do clube no dia 1 de janeiro de 2016. Com a aliança formada, a ponte Gana-Dinamarca estava pronta a ser realizada dentro de um clube que já tinha a tradição de revelar jogadores como Emre Mor, transferido ao Borussia Dortmund em 2016, ou mais recentemente Andres Skov Olsen, que em 2019 se tornou jogador do Bologna após passar sete anos na equipe.

Entretanto, a história do FCN começou a ganhar novos contornos recentemente. Em 2018, o time teve uma das médias de idades mais baixas entre todos os times de campeonatos disputados na Europa e, na última temporada, contava com nove jogadores estrangeiros (Oito ganeses e um marfinense) vindos da Right to Dream Academy em seu elenco.  “Queremos jogar com jogadores que nós produzimos, que vivam de acordo com nossos valores e que usam do futebol um fator de mudança para eles e para a comunidade e o país de onde vieram”, disse Vernon para o City A.M.

PUBLICIDADE

Com um objetivo claro, tendo a educação como fator para mudar a vida dos jogadores através do futebol, a missão bem-sucedida de Tom Vernon em Gana foi expandida até a Dinamarca e o trabalho foi recompensado com a venda de um dos nove jogadores que vieram de fora. Mohammed Kudus, que disputou 25 jogos no último campeonato da Dinamarca, foi negociado junto ao Ajax por 9 milhões de euros e é o mais novo a recompensar um trabalho especial.

Leia mais:

Com Jorge Jesus, jornal elege os 20 melhores treinadores do mundo na atualidade; veja lista

PUBLICIDADE