Home Futebol Luciano no São Paulo e Éverton no Grêmio: quem ganha e quem perde com o troca-troca

Luciano no São Paulo e Éverton no Grêmio: quem ganha e quem perde com o troca-troca

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira analisa como os dois jogadores podem jogar nas suas novas equipes

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

Nesta quarta-feira (19), Grêmio e São Paulo acertaram a troca entre os atacantes Éverton Cardoso e Luciano. Os dois assinaram compromissos com seus novos clubes até dezembro de 2022 e partem em busca de novos ares e, quem sabe, numa nova fase nas suas carreiras. Luciano era reserva no Tricolor Gaúcho e chega ao Morumbi para tentar repetir as boas atuações que teve sob o comando de Fernando Diniz quando os dois estavam no Fluminense na temporada passada. Já Éverton (conhecido pelo longo tempo vestindo a camisa do Flamengo) vem para Porto Alegre para recuperar a boa fase que teve no São Paulo (nos tempos de Diego Aguirre) e também para fazer parte dos vários jogadores que ressurgiram com Renato Gaúcho nessas últimas temporadas. Certo é que o encaixe dos dois nas suas novas equipes vai se dar de maneiras bem diferentes. Quem ganha e quem perde com o troca-troca?

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Entre Luciano e Éverton, aquele que chega com mais chances de ser titular é o novo reforço do São Paulo. Primeiro pelo período de bom futebol com Fernando Diniz quando os dois estiveram no Fluminense em 2019. Com grande movimentação e o conhecimento do estilo do treinador do Tricolor Paulista, Luciano pode ser o atacante de movimentação que a equipe do Morumbi tanto precisa e que não teve em Alexandre Pato (agora de saída do clube). Há como Fernando Diniz pensar no encaixe do jogador no mesmo 4-2-3-1/4-1-4-1 das últimas partidas com Daniel Alves mais solto pela direita, Reinaldo apoiando bastante pelo corredor esquerdo, Pablo encostando bastante no ataque e Igor Gomes distribuindo o jogo a partir da intermediária ofensiva. Luciano pode dar o toque de intensidade que falta ao time de Fernando Diniz e ajudar a colocar o São Paulo num caminho interessante. Vale a pena tentar.

Sao Paulo - Football tactics and formations

PUBLICIDADE

Luciano pode ser o atacante de movimentação que Fernando Diniz tanto procurou no elenco do São Paulo. E tudo isso no 4-2-3-1/4-1-4-1 utilizado por ele na equipe. Daniel Alves pode ser o “ponta-armador” pela direita e Pablo abriria o corredor para as subidas de Reinaldo pelo outro lado. O conhecimento dos conceitos do treinador pode ajudar bastante.

Já Éverton chega a Grêmio como opção de Renato Gaúcho para o lado do campo. A favor do jogador de 31 anos está a péssima fase de Alisson e as suas características bem conhecidas do torcedor: velocidade, polivalência e aplicação na marcação. Claro que o novo reforço gremista ainda vai precisar de tempo para se adaptar às ideias do treinador. Mas é possível pensar no encaixe de Éverton no já bastante conhecido 4-2-3-1 de Renato Gaúcho numa formação que teria Pepê, Jean Pyerre e Éverton se movimentando bastante atrás de Diego Souza (a referência no ataque do Tricolor Gaúcho). E isso sem mencionar as chegadas de Orejuela pelo lado direito e de Maicon e Matheus Henrique por dentro. É o tipo de formação que pode dar ainda mais intensidade ao Grêmio num momento em que o time pinta como favorito ao título nesses primeiros jogos após o retorno das atividades do futebol.

Gremio - Football tactics and formations

Éverton pode se beneficiar da má fase de Alisson nessa temporada e conquistar a vaga de titular no time do Grêmio jogando pelo lado no 4-2-3-1 de Renato Gaúcho. A formação com Pepê e Jean Pyerre é garantia de alta movimentação atrás de Diego Souza e ainda contar com a chegada forte dos volantes Maicon e Matheus Henrique.

PUBLICIDADE

Contra os dois, pesam o fato dos dois não estarem com tanto ritmo de jogo. Principalmente Éverton, que estava fora dos planos de Fernando Diniz. Ao mesmo tempo, os últimos meses do novo reforço gremista foram marcados pelas lesões e pela falta de regularidade. É exatamente por isso que o São Paulo tem um pouco mais de “noção” das características do seu novo reforço do que o Grêmio. Luciano, inclusive, já chega com condições de entrar em campo no jogo desta quinta-feira (20), contra o Bahia, e com possibilidade de realizar uma boa dupla de ataque com Pablo e ainda somar muito no estilo de jogo de Fernando Diniz. Já Éverton, além de brigar pela vaga no time titular, terá que provar que ainda têm condições de repetir as atuações seguras que teve ao longo da sua carreira. A princípio, chega para ser o reserva imediato de Pepê dentro daquilo que Renato Gaúcho pensa para o Grêmio.

O que não quer dizer, no entanto, que Luciano e Éverton vão seguir esses caminhos apontados por este que escreve. O futebol é dinâmico e recheado de detalhes que podem mudar uma partida e até mesmo um campeonato. O que é certo é que os dois jogadores que foram tema desta análise têm grandes chances de retomarem a boa fase de outros tempos nem tão longínquos assim.

LEIA MAIS:

Brasileirão: Diniz tem um dos piores aproveitamentos de técnicos na era dos pontos corridos

PUBLICIDADE

Renato Gaúcho avalia evolução em seu trabalho como treinador: “Estou cometendo cada vez menos erros”