Home Futebol Jogador mais caro e protagonismo: a valorização de Neymar entre a final da Champions com o Barcelona e a decisão com o PSG

Jogador mais caro e protagonismo: a valorização de Neymar entre a final da Champions com o Barcelona e a decisão com o PSG

Apesar da forte concorrência com Lewandowski, Neymar nunca foi tão favorito ao prêmio de melhor do mundo como é agora, independente do título da Champions League

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

Principal jogador brasileiro da atualidade, Neymar entra em campo neste domingo (23), às 16h (de Brasília), em busca de seu segundo título de Champions League, desta vez pelo Paris Saint-Germain e com uma bagagem muito maior do que quando conquistou a competição com o Barcelona, diante da Juventus, na temporada 2014/2015.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJlNHRKSGhmQyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Desde o título com o Barcelona, Neymar passou de ‘sombra’ de Lionel Messi para jogador mais caro da história do futebol ao trocar o clube catalão pelo PSG em 2017 por 222 milhões de euros. E enquanto o craque argentino parece sentir falta do ex-camisa 11 na Espanha, o atacante brasileiro conta com o talento do parceiro Kylian Mbappé para assumir o protagonismo do clube francês, sendo peça fundamental e decisiva para colocar a equipe na final da Champions.

No PSG, após duas temporadas ficando fora de jogos importantes por causa de lesões, e depois quase deixar o clube parisiense no início da temporada, causando revolta dos torcedores, Neymar parece, enfim, ter entendido e aceitado seu tamanho no futebol – talvez por isso tenha causado uma comoção quase que geral entre torcedores brasileiros, que se uniram nas redes sociais em apoio ao craque.

Diante desse cenário, Neymar voltou a ser um dos favoritos ao tão sonhado prêmio de melhor jogador do mundo, desta vez, com Messi e Cristiano Ronaldo correndo por fora, e tendo como principal adversário o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique – justamente o adversário da final da Champions.

PUBLICIDADE

O caminho de Neymar nos últimos cinco anos, entre a primeira e agora a segunda final de Champions League, foi de altos e baixos, algumas polêmicas e muitos títulos. Além disso, o brasileiro teve uma valorização de 60% em seu valor de mercado: foi de 80 milhões de euros em 2015 para os atuais 128 milhões de euros ( cerca de R$ 819,2). Os dados são do site Transfermarkt, especializado em mercado do futebol.

PUBLICIDADE

Títulos conquistados por Neymar após a Champions League de 2015:

PSG:
Campeonato Francês (2018, 2019 e 2020)
Supercopa da França (2018 e 2019)
Copa da França (2018)
Copa da Liga da França (2018)
Copa da França (2020)

BARCELONA:
Copas do Rei (2016 e 2017)
Campeonato Espanhol (2016)
Supercopa da Espanha (2016)
Mundial de Clubes (2015)

SELEÇÃO:
Olimpíada Rio-2016 (medalha de ouro)

LEIA MAIS:
PSG x Bayern de Munique: Tudo o que você precisa saber sobre a grande final da Champions 
7 jogadores que podem pegar o posto de Neymar como transferência mais cara da história do futebol

PUBLICIDADE
Better Collective