Principal jogador brasileiro da atualidade, Neymar entra em campo neste domingo (23), às 16h (de Brasília), em busca de seu segundo título de Champions League, desta vez pelo Paris Saint-Germain e com uma bagagem muito maior do que quando conquistou a competição com o Barcelona, diante da Juventus, na temporada 2014/2015.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJlNHRKSGhmQyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Desde o título com o Barcelona, Neymar passou de ‘sombra’ de Lionel Messi para jogador mais caro da história do futebol ao trocar o clube catalão pelo PSG em 2017 por 222 milhões de euros. E enquanto o craque argentino parece sentir falta do ex-camisa 11 na Espanha, o atacante brasileiro conta com o talento do parceiro Kylian Mbappé para assumir o protagonismo do clube francês, sendo peça fundamental e decisiva para colocar a equipe na final da Champions.
No PSG, após duas temporadas ficando fora de jogos importantes por causa de lesões, e depois quase deixar o clube parisiense no início da temporada, causando revolta dos torcedores, Neymar parece, enfim, ter entendido e aceitado seu tamanho no futebol – talvez por isso tenha causado uma comoção quase que geral entre torcedores brasileiros, que se uniram nas redes sociais em apoio ao craque.
Diante desse cenário, Neymar voltou a ser um dos favoritos ao tão sonhado prêmio de melhor jogador do mundo, desta vez, com Messi e Cristiano Ronaldo correndo por fora, e tendo como principal adversário o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique – justamente o adversário da final da Champions.
O caminho de Neymar nos últimos cinco anos, entre a primeira e agora a segunda final de Champions League, foi de altos e baixos, algumas polêmicas e muitos títulos. Além disso, o brasileiro teve uma valorização de 60% em seu valor de mercado: foi de 80 milhões de euros em 2015 para os atuais 128 milhões de euros ( cerca de R$ 819,2). Os dados são do site Transfermarkt, especializado em mercado do futebol.
Títulos conquistados por Neymar após a Champions League de 2015:
PSG:
Campeonato Francês (2018, 2019 e 2020)
Supercopa da França (2018 e 2019)
Copa da França (2018)
Copa da Liga da França (2018)
Copa da França (2020)
BARCELONA:
Copas do Rei (2016 e 2017)
Campeonato Espanhol (2016)
Supercopa da Espanha (2016)
Mundial de Clubes (2015)
SELEÇÃO:
Olimpíada Rio-2016 (medalha de ouro)
LEIA MAIS:
PSG x Bayern de Munique: Tudo o que você precisa saber sobre a grande final da Champions
7 jogadores que podem pegar o posto de Neymar como transferência mais cara da história do futebol

