Estevam Soares: “Eu dirigi muito mal minha carreira de técnico”
Estevam Soares já dirigiu clubes como Palmeiras e Botafogo
Reprodução/Youtube
O normal é que um técnico, com mais de 20 anos de carreira, se estabeleça e participe da “dança das cadeiras”, entre os profissionais das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Não é o que acontece com Estevam Soares.
“Eu fiz excelentes trabalhos. Guarani, Ponte Preta, São Caetano, Palmeiras e Botafogo. Mas, eu geri muito mal a minha carreira”, desabafa o experiente treinador de 64 anos ao canal Vamo Pro Jogo no Youtube.
Pelo Palmeiras, Estevam levou o time a se classificar para a Pré-Libertadores ao final do Brasileirão de 2004 com um elenco formado por atletas da base como Vagner Love e Diego Souza. O Verdão terminou aquela edição na quarta posição com 79 pontos ganhos. Logo a frente do rival Corinthians que marcou 74.
“Talvez, o melhor exemplo de gerenciamento de carreira seja o Tite. Tirou ano sabático e foi estudar. Tem hora que você tem que se retirar, senão seu trabalho cai numa vala comum”, completa o técnico que vai dirigir o Imperatriz do Maranhão na Série C do Brasileiro.
Prova dessa decadência na carreira é que Estevam Soares rodou muito por clubes de menor expressão como Itumbiara, Batatais e Central de Caruaru. Soares começou a carreira de treinador em 1993, depois da carreira como zagueiro de times do porte de um São Paulo, campeão brasileiro de 1977.
LEIA MAIS
Spray de pimenta e pedido de prisão: Manaus x Treze acaba em confusão na Série C

