Home Automobilismo Mil GPs, pilotos de sucesso e glórias: Ferrari atinge marca inédita nas pistas

Mil GPs, pilotos de sucesso e glórias: Ferrari atinge marca inédita nas pistas

Escuderia completou milésima corrida na Fórmula 1 no último dia 12, na pista de Mugello

Bruno Melo
Colaborador do Torcedores
PUBLICIDADE

Uma equipe com história para dar e vender. Essa é a Ferrari, que no último dia 12 chegou aos mil Grandes Prêmios. A marca foi atingida justamente na pista de Mugello, a aproximadamente 120 km da sede da equipe de Maranello, casa da agremiação italiana.

Muitos ídolos , títulos de construtores e de pilotos passaram pela escuderia ao longo da história. Por isso, o Torcedores.com vai relembrar momentos marcantes. Desde o início até os tempos atuais, marcado por altos e baixos dos pilotos Sebastian Vettel e Charles Leclerc.

Confira a história da Ferrari

Fundada em 1929 por um apaixonado pelo automobilismo chamado Enzo Ferrari, a Ferrari está na Fórmula 1 desde a primeira temporada, em 1950. A primeira vitória na categoria viria um ano depois em 1951, em corrida disputada na Inglaterra. Desde então, popularizou-se bastante na competição.

PUBLICIDADE

Campeões pela escuderia italiana

Alberto Ascari: Campeão mundial em 1952 e 1953 , conquistou 11 vitorias pela equipe italiana . Foi o primeiro piloto da Ferrari a conquistar a glória máxima do automobilismo.

Juan Manoel Fangio: Um dos grandes da história da categoria, venceu o campeonato mundial em 1956. Em sua campanha, emplacou três triunfos.

Mike Hawthorn: Venceu apenas uma corrida pela Ferrari, em 1958. Entretanto, foi o suficiente para ser campeão mundial da temporada.

PUBLICIDADE

Phil Hill: Único piloto nascido nos Estados Unidos a vencer um campeonato mundial . Pela escuderia italiana, tem uma vitória e o título mundial de 1961.

John Surtees : O britânico venceu quatro GPs pela Ferrari e sagrou campeão mundial em 1964

Niki Lauda: A Ferrari  só voltaria a conquistar um título com seu piloto em 1975. Niki Lauda foi bicampeão, pois também comemorou em 1977. Ao todo,  14 corridas, porém um fato marcante na sua trajetória na equipe foi seu acidente quase fatal em 1976 em  Nurburgring  na Alemanha. Na ocasião, sua Ferrari perdeu o controle e  se incendiou. Lauda ficou preso nas ferragens por vários minutos, mas felizmente sobreviveu.

Jody Scheckter: Piloto sul-africano, foi o ultimo que o fundador da escuderia viu ser campeão mundial antes da sua morte. Venceu três Grandes Prêmios pela equipe italiana e conquistou o título mundial de 1979.

PUBLICIDADE

Michael Schumacher: Depois de anos de muito sofrimento e tragédias, como a morte de Gilles Villeneuve no GP da Bélgica – bateu em um carro mais lento o que fez o seu decolar. Ao cair ao chão, Gilles foi arremessado para fora do cockpit. Começou então a era Schumacher, uma das maiores da história. Foram cinco títulos mundiais, de 2000 a 2004. São 69 vitórias pela escuderia.

Kimi Raikkonen: Último piloto campeão mundial pela Ferrari, em 2007, quando emplacou dez vitórias ao longo da campanha.

Grandes pilotos sem título

Alain Prost: O francês venceu cinco cinco corridas pela escuderia italiana. Entretanto, Prost teve problemas com a equipe ao querer ser tratado como o primeiro piloto no time que tinha Nigel Mansell. O casamento durou dois anos.

Nigel Mansell :Venceu três GPs pela Ferrari, mas não aceitava Cesare Fiorio como diretor esportivo. A crise dentro da Ferrari era tão séria que Mansell decidiu atrapalhar deliberadamente Alain Prost na largada do GP de Portugal, prensando-o contra o muro.

PUBLICIDADE

Gehard Berger: O austríaco não venceu nenhuma corrida pela Ferrari. Entretanto, deixou a escuderia italiana em 1994, quando estava em crescimento constante e meio caminho andado para Michael Schumacher.

Rubens Barrichello : Brasileiro venceu nove corridas, porém nunca foi campeão. Viveu à sombra de Schumacher como segundo piloto. Tanto é que teve o famoso GP da Áustria, de 2002, do “Hoje sim, hoje não” de Cléber Machado. Ele praticamente deu passagem ao alemão próximo à linha de chegada.

Felipe Massa:  Venceu 11 GPs e bateu na trave em 2008, quando sentiu o gostinho de ser campeão por 50 m, mas viu Hamilton ultrapassar Glock na última curva e ficar com o caneco.

Fernando Alonso: Venceu 11 GPs pela temporada de 2010 da Fórmula 1. Kimi Raikkonen foi trocado por Fernando Alonso. Massa retornou também ao seu posto. Os testes pré-temporada mostravam que a Ferrari seria novamente a grande potência do ano, mas não foi isso que aconteceu. Na parte final, recuperou e colocou um dos pilotos na disputa do título. Em 2012, voltou a brigar pelo títul, mesmo com um carro ruim. Alonso, com a ajuda direta de Felipe Massa, pôde lutar pelo título de campeão até a última corrida. No entanto, Sebastian Vettel foi melhor e ficou com o título, pela RedBull Racing

PUBLICIDADE

Sebastian Vettel: Venceu 14 Gps até o momento. Já sabe que não ficará na Ferrari após esta temporada. Em 2014, voltou a disputar o título e foi a chance mais clara de Vettel ser campeão. Entretanto, apesar dos esforços, não houve como bater a superioridade da Mercedes de Lewis Hamilton
.

Confira estatísticas da Ferrari

Grandes Prêmios  – 1.000

Pole Positions – 228

Melhores voltas – 254

PUBLICIDADE

Vitórias – 238

Título de Construtores – 16

Quem mais venceu – Michael Schumacher

Mais conquistou títulos –  Michael Schumacher

PUBLICIDADE

Quem mais chegou ao pódio – Michael Schumacher

Maior tempo de equipe – Michael Schumacher

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJGRTJwUXBLQiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

LEIA MAIS
Do início ao adeus: relembre a trajetória da família Williams na Fórmula 1

PUBLICIDADE