Home Extracampo Há 10 anos, Neymar não se considerava preto; hoje lamenta o racismo. O que mudou?

Há 10 anos, Neymar não se considerava preto; hoje lamenta o racismo. O que mudou?

Em entrevista polêmica dada por Neymar em 2010, quando ele ainda atuava com a camisa do Santos, o jogador afirmou que não se considerava preto

Rogério Araujo
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB. Colaborador do Torcedores desde 2017. Dono do canal Séries e Filmes no Instagram.

Neymar saiu de campo neste domingo durante a derrota do PSG para o Olympique de Marselha após agredir um adversário em uma confusão no final da partida.

PUBLICIDADE

O camisa 10 do PSG deu um tapa na cabeça do zagueiro adversário Álvaro González, que teria ofendido o brasileiro com palavras racistas ainda no primeiro tempo da partida.

“Único arrependimento que tenho é por não ter dado na cara desse babaca”, escreveu Neymar no Twitter após o jogo.

PUBLICIDADE

Entrevista polêmica

Toda a repercussão sobre o suposto crime racial sofrido pelo camisa 10 da seleção brasileira gerou uma onda de questionamentos sobre a relação do atleta com o tema racismo. Muitos internautas inclusive relembraram de uma entrevista concedida por Neymar em 2010 ao jornal O Estado de São Paulo, onde ele disse que não se considerava preto. Na época, o jogador tinha 18 anos e atuava com a camisa do Santos.

Ao ser questionado pela repórter se já teria sofrido racismo, Neymar respondeu: “Nunca. Nem dentro e nem fora de campo. Até porque eu não sou preto, né?”

Muitos internautas criticaram o atleta, mas outras pessoas defenderam Neymar, justificando que a frase dele foi dita há muito tempo e que o racismo é crime. (Confira a repercussão abaixo).

PUBLICIDADE

Black Lives Matter

Neste ano, durante as manifestações do Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em português), Neymar foi muito criticado por não se posicionar sobre o assunto. No mundo todo aconteceram vários protestos contra o racismo após a morte de George Floyd por policiais brancos, nos Estados Unidos.

Após pressão nas redes sociais, o atleta se posicionou, usando a frase Black Lives Matter no Instagram.

Repercussão no Twitter sobre a entrevista antiga.

PUBLICIDADE

https://twitter.com/svxbrina/status/1305321141356068868

https://twitter.com/LucianaMatts/status/1305296720209874945

https://twitter.com/edusantana74/status/1305490675471974400

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: