Home Futebol Ministério presta apoio a Neymar após acusação de racismo em jogo do Campeonato Francês

Ministério presta apoio a Neymar após acusação de racismo em jogo do Campeonato Francês

Neymar denunciou atos racistas que teriam sido praticados por Álvaro González

Por Bruno Romão em 15/09/2020 18:00 - Atualizado há 4 anos

Neymar, Flamengo e mais: os destaques da semana.
Divulgação/PSG

Em nota de repúdio publicada nesta terça-feira (15), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apoiou Neymar. Dessa forma, o comunicado não condenou o craque pela expulsão no jogo contra o Olympique de Marselha. Após ter manifestado que foi vítima de preconceito, e ver a arbitragem não tomar uma atitude, o brasileiro levou o cartão vermelho por dar um tapa em Álvaro González.

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJhdzFtNEtEeCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

“Diante de mais um caso de racismo que veio à tona no esporte, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) vem a público prestar solidariedade ao jogador Neymar Jr. O atacante chamado de “macaco” pelo zagueiro Alváro González, do Olympique de Marseille, foi expulso de campo após reagir ao ato preconceituoso com um tapa. Essa não é a primeira vez que Neymar é vítima de racismo no futebol.

A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) condena veementemente qualquer tipo de violência e repudia, especialmente, episódios de discriminação contra a cor da pele.

Nessa ocasião, também aproveitamos para reiterar o nosso compromisso público para o fim do racismo no futebol e em toda a sociedade. Racismo é crime. Se você é vítima ou conhece alguém que tenha sido discriminado, denuncie. Disque 100! Sua denúncia será registrada e encaminhada aos órgãos competentes“, afirmou a nota.

DISQUE 100

Diante disso, o MMFDH reforçou que o número 100 pode ser utilizado para denunciar casos que violem dos direitos humanos. Agora, a expectativa é que Neymar se engaje ainda mais na luta contra o preconceito dentro e fora dos gramados, sendo uma importante na voz para combater o racismo.

“O Disque 100 é um serviço gratuito para denúncias de violações de direitos humanos. Qualquer pessoa pode utilizar o canal, que funciona 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Além de cadastrar e encaminhar os casos aos órgãos competentes, a ONDH recebe reclamações, sugestões e elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Entre os grupos atendidos pelo Disque 100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT e população em situação de rua. O canal também está disponível para denúncias de casos que envolvam discriminação étnica ou racial e violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais“, finalizou a nota.

LEIA MAIS

 

Exit mobile version