Home Outros Esportes O que esperar da final da Stanley Cup entre Tampa Bay Lightning e Dallas Stars

O que esperar da final da Stanley Cup entre Tampa Bay Lightning e Dallas Stars

Time da Flórida chega como favorito para ganhar seu segundo título

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Está chegando a hora da grande final da NHL em Edmonton. A partir de sábado, o Tampa Bay Lightning e o Dallas Stars vão se enfrentar em uma série melhor de sete para ver quem ficará com a Stanley Cup. Sem dúvida, a equipe da Flórida chega como favorita à decisão, afinal foi uma das melhores durante a temporada e nos últimos anos tem ficado muito perto do título. Por outro lado, Dallas é um time confiante e vem contando com heróis improváveis durante os playoffs. Confira a seguir como cada time chegou à final e uma análise dos pontos fortes e fracos de ambos.

PUBLICIDADE

CAMINHO ATÉ A FINAL

Durante a temporada regular, o Lightning ficou em segundo lugar na Conferência Leste. Com isso, na primeira etapa da bolha, a equipe fez três partidas no round robins (não eliminatório), no qual venceu os Bruins e o Capitals e perdeu para os Flyers, ficando como segundo seed geral do Leste. Com isso, Tampa Bay enfrentou os Blue Jackets no round 1 e bateu a equipe de Columbus por 4-1. No round 2, a equipe venceu o Boston Bruins também por 4-1, e na final de conferência o Lightning eliminou o New York Islanders por 4-2.

Já a equipe de Dallas ficou em quarto lugar na Conferência Oeste durante a temporada regular. No round robins, os Stars perderam dos Golden Knights e do Avalanche, mas venceram os Blues, assim conquistando o terceiro seed do oeste. No primeiro round o time bateu o Calgary Flames por 4-2, no round 2 ele venceu o Colorado Avalanche por 4-3 e na final de conferência Dallas passou pelo Vegas Golden Knights por 4-1.

PUBLICIDADE

Crédito imagem: CBS Sports

O QUE ESPERAR DO TAMPA BAY LIGHTNING

Nas últimas temporadas, ninguém ganhou tantos jogos como o Lightning, porém a equipe só chegou à final em 2015, quando perdeu para os Blackhawks. No entanto, esse ano o time parece diferente, mais maduro e pronto para levantar a Stanley Cup. Com as adições de jogadores como Maroon, Goodrow e Bogosian, a equipe ficou mais física, enquanto ainda mantém muito da sua identidade de ser um time rápido e habilidoso com o disco.

Nessa pós-temporada alguns jogadores têm se destacado, como é o caso de Victor Hedman. Além de ser um grande defensor, ele tem sido essencial no ataque, com 9 gols e 6 assistências (o que lhe dá um impressionante plus minus de 19). Nikita Kucherov (com 26 pontos), Kevin Shattenkirk, Branden Point, Mikail Sergachev e Andrei Vasilevskiy também estão tendo ótimos jogos. A estratégia de Tampa de rodar o disco pelas bordas e ficar invertendo de lado foi dominante nos confrontos até então.

Todos já esperavam que a primeira linha, com Kucherov, Point e Palat fosse bem, mas a terceira, que conta com Goodrow, Gourde e Coleman tem sido essencial nos playoffs neutralizando os adversários e criando boas chances de pontuar. Por outro lado, a unidade composta por Killorn, Johnson e Cirelli deixou a desejar e todos têm um plus minus negativo.

O único ponto de interrogação do Lightning é Steven Stamkos. O capitão não jogou em nenhuma partida desde março, mas foi visto nos últimos dias treinando com os companheiros. Então fica a questão se ele vai aparecer nas finais ou não. Um outro fator que pode pesar contra a equipe de Tampa é o cansaço. Apesar de ter feito 19 partidas até o momento, o time jogou 13 prorrogações, ou seja, o equivalente a mais 4 partidas.

PUBLICIDADE

Crédito foto: Elsa/Getty Images

O QUE ESPERAR DO DALLAS STARS

Sim, Tampa é o favorito nessa série, mas Dallas está chegando super confiante à decisão. No início dos playoffs, poucos esperavam que os Stars fossem muito longe, mas eles superaram todas as expectativas e chegaram à sua primeira final da Stanley Cup desde o ano 2000.

Sem dúvida, um dos destaques da equipe na bolha é o goleiro Anton Khudobin. Ele está substituindo Ben Bishop (ex-Lightning), que é um dos melhores goleiros da liga, e fazendo um excelente trabalho com seu estilo agressivo para bloquear os chutes adversários. Com 34 anos de idade, ele passou por várias equipes e foi um goleiro reserva durante toda a carreira, mas está mostrando seu melhor hóquei no momento certo.

Além dele, Miro Heiskanen, com 22 pontos, o capitão Jamie Benn e Joel Kiviranta (também uma agradável surpresa) estão jogando muito bem na bolha. Apesar do time como um todo não ter muita experiência na pós-temporada, alguns veteranos já chegaram à final da Stanley Cup e podem guiar a equipe nesta série, como são os casos de Tyler  Seguin (que precisa jogar melhor), Corey Perry e Joe Pavelski.

A questão que fica com esse time de Dallas é se eles serão capazes de batalhar de igual para igual com Tampa. A defesa foi capaz de sufocar os adversários, mas o ataque não tem se mostrado muito efetivo. Nos confrontos anteriores, Calgary tinha uma defesa fraca, muitos jogadores de Colorado estavam machucados e Vegas foi ineficiente no ataque. Depois de uma surpreendente série explosiva contra o Avalanche, Dallas marcou somente 6 gols no 5×5 na final de conferência e todas as vitórias foram somente por um gol de diferença. Para ganhar do poderoso ataque do Lightning, a defesa terá que continuar atuando em alto nível e unidade ofensiva precisa melhorar.

PUBLICIDADE

Crédito foto: Jeff Vinnick/Getty Images

CALENDÁRIO DAS FINAIS

Confira abaixo a programação com o dia e o horário de Brasília de cada uma das partidas da final da Stanley Cup (todos os jogos serão transmitidos nos canais ESPN).

Jogo 1: Sábado, 19/09 – 20:30 

Jogo 2: Segunda-feira, 21/09 – 21:00

Jogo 3: Quarta-feira, 23/09 – 21:00

PUBLICIDADE

Jogo 4: Sexta-feira, 25/09 – 21:00

Jogo 5: Sábado, 26/09 – 21:00 (se necessário)

Jogo 6: Segunda-feira, 28/09 – 21:00 (se necessário)

Jogo 7: Quarta-feira, 30/09 – 21:00 (se necessário)

PUBLICIDADE