Home Automobilismo Da GP2 Series à F1: quem é Pierre Gasly, vencedor do GP de Monza?

Da GP2 Series à F1: quem é Pierre Gasly, vencedor do GP de Monza?

Piloto conquistou primeira vitória na modalidade ao terminar em primeiro na corrida tumultuada de domingo (06)

Bruno Melo
Colaborador do Torcedores

A corrida foi pra lá de maluca. Leclerb bateu forte e provocou bandeira vermelha por 30 minutos. O então líder, Lewis Hamilton, entrou nos boxes, porém eles estavam fechados. O hexacampeão acabou punido com 10 segundos. Assim, a vitória caiu no colo de Pierre Gasly, sua primeira na modalidade.

PUBLICIDADE

Para isso, o piloto da AlphaTauri, antiga Toro Rosso, precisou se defender bastante. Aos 24 anos, ele viu Carlos Sainz colado em seu retrovisor. Quando cruzou a linha de chegada, foi apenas festa para o francês – alguém dessa nacionalidade não vencia na Fórmula 1 desde 1996.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Gasly não é tão conhecido do grande público. Nem aparece entre os principais pilotos desta temporada na F1. Entretanto, ganhou os holofotes com a vitória em Monza. O Torcedores então preparou um currículo com a história do jovem de 24 anos e como chegou às pistas.

PUBLICIDADE

Conheça a carreira de Pierre Gasly

Gasly nasceu na cidade de Rouen Noroeste da França, em 7 de Fevereiro de 1997. Em 2014, disputou a Fórmula Renault 3.5 Series, foi vice campeão pela equipe Arden Internacional, venceu nove corridas naquela temporada. Além disso, na GP2 Series foram três temporadas, entre 2014 e 2016.

2014: Correu pela Caterham Racing. Seu melhor resultado foi um 11º lugar em duas oportunidades. Disputou apenas seis corridas, porque o foco naquele ano era a  Fórmula Renault 3.5 Series. Terminou o campeonato na 29° posição.

2015: Agora disputando uma temporada completa da GP2 e pela DAMS, Pierre Gasly teve dois segundos lugares como os melhores daquela temporada. Terminou o campeonato na oitava posição com 110 pontos. Entretanto, a consagração na modalidade viria no ano seguinte.

2016: O último ano foi pela Prema Racing. Veio então o tão sonhado título. Levou a melhor em quatro corridas corridas naquele ano e se sagrou campeão com 219 pontos. A Fórmula 1 começava a se tornar um sonho para Gasly.

PUBLICIDADE

Super Fórmula

Em 2017, disputou uma temporada de Super Fórmula, no Japão, pela equipe Team Mugen. Foram nove corridas com duas vitórias. Terminou na segunda posição ao conquistar 33 pontos.

Fórmula E

Entre 2016 e 2017, correu somente duas vezes na Fórmula E, pelas equipes Renault e Dams. Terminou uma das corridas em sétimo e outra em quarto, ambas em Nova York.

PUBLICIDADE

Fórmula 1

O desejo desde o início de Gasly era chegar à Fórmula 1. Mesmo com dificuldades, alcançou a principal modalidade do automobilismo em 2017. Desde então, sofreu com altos e baixos na categoria.

2017: Até então era piloto reserva da Red Bull, mas recebeu a chance de pilotar a Toro Rosso, equipe B, no GP da Malásia. Terminou na 14ª colocação e ainda chegaria a correr mais quatro vezes: Japão, México, Brasil e Emirados Árabes. Seu melhor resultado foi um 12º lugar em Interlagos.

2018: Foi a primeira temporada completa na F1 pela Toro Rosso. Conseguiu somar 29 pontos e terminou o campeonato na 15ª posição. Então, seu melhor resultado foi um quarto lugar no GP do Bahrein. O ano seguinte seria uma mistura de alegria e frustração.

PUBLICIDADE

2019: Gasly foi promovido para a Red Bull. Porém, não correspondeu às expectativas. Assim, disputou 12 corridas e obteve um quarto lugar na Alemanha. Acabou rebaixado de volta para a Toro Rosso e o tailandês Alexander Albon foi alçado a posto de piloto principal da equipe.

O francês então termina a temporada na Toro Rosso. Disputa nove Grandes Prêmios e tem um segundo lugar no Brasil como sua corrida de destaque, pois emplaca seu primeiro pódio na modalidade.

2020: Uma temporada modificada devido à pandemia do Coronavírus. Pela Alpha Tauri, novo nome da Toro Rosso, Gasly atingiu o ápice neste domingo (06) ao vencer o GP de Monza. No total, são oito corridas e a segunda vitória da equipe na história da F1 – a outra havia sido em 2008, com Vettel.

O piloto de 24 anos figura na oitava colocação do Campeonato Mundial de Pilotos, com 43 pontos.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ1UWpKbVNWZSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

LEIA MAIS
Claire Williams anuncia que família vai sair da equipe de F1