Home DESTAQUE Playoffs da MLB começam nesta terça-feira com formato diferente

Playoffs da MLB começam nesta terça-feira com formato diferente

Major League Baseball segue a NBA e a NHL e decide fazer bolhas para os playoffs

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Por conta da pandemia do coronavírus, a MLB fez algumas mudanças para a pós-temporada. A principal delas é a quantidade de times que irão jogar. Nos últimos anos, 10 equipes se classificavam aos playoffs (cinco em cada liga), no entanto, este ano serão 16 times, sendo o primeiro e o segundo colocados de cada divisão, e mais os quatro times com o maior número de vitórias (os wildcards).

PUBLICIDADE

Com esse formato expandido, as seguintes equipes conseguiram chegar até o mata-mata na Liga Americana: Tampa Bay Rays (40-20), New York Yankees (33-27), Toronto Blue Jays (32-28), Minnesota Twins (36-24), Cleveland Indians (35-25), Chicago White Sox (35-25), Oakland Athletics (36-24) e Houston Astros (29-31).

Já na Liga Nacional se classificaram: Atlanta Braves (35-25), Miami Marlins (31-29), Chicago Cubs (34-26), St Louis Cardinals (30-28), Cincinnati Reds (31-29), Milwaukee Brewers (29-31), Los Angeles Dodgers (43-17) e San Diego Padres (37-23).

PUBLICIDADE

Na primeira fase, os times se enfrentarão em séries melhor de 3 entre terça e sexta-feira. Todas as partidas serão jogadas nos estádios dos times com melhor classificação. Confira abaixo os confrontos dessa rodada:

LIGA AMERICANA

1 Tampa Bay Rays x 8 Toronto Blue Jays

2 Oakland A’s x 7 Chicago White Sox

3 Minnesota Twins x 6 Houston Astros

PUBLICIDADE

4 Cleveland Indians x 5 New York Yankees

LIGA NACIONAL

1 Los Angeles Dodgers x 8 Milwaukee Brewers

2 Atlanta Braves x 7 Cincinnati Reds

3 Chicago Cubs x 6 Miami Marlins

PUBLICIDADE

4 San Diego Padres x 5 St Louis Cardinals

Os classificados desta fase inicial irão se dividir em quatro bolhas. As séries de divisão (que serão melhor de 5) vão acontecer no Texas e na Califórnia. Na Liga Americana, os vencedores dos confrontos entre Rays x Blue Jays e Indians x Yankees irão jogar no PETCO Park, em San Diego, e os vencedores de A’s x White Sox e Twins x Astros jogarão no Dodger Stadium, em Los Angeles. Já na Liga Nacional, os vencedores dos confrontos entre Dodgers x Brewers e Padres x Cardinals vão jogar no Globe Life Park, em Arlington, e os vencedores de Braves x Reds e Cubs x Marlins jogarão no Minute Maid Park, em Houston. 

A final da Liga Americana também acontecerá no PETCO Park e a final da Liga Nacional e a World Series serão no Globe Life Park (todas essas últimas séries são melhor de 7). Dessa forma, nenhum time terá a vantagem de jogar no seu próprio estádio. Além disso, pela primeira vez na história, a grande final acontecerá em um campo neutro.

PUBLICIDADE

QUAIS EQUIPES SE DESTACARÃO NOS PLAYOFFS?

Com uma temporada tão curta e atípica, é difícil fazer uma análise mais aprofundada dos times e muitas surpresas podem acontecer. Basta olhar o caso dos Marlins e dos Cardinals, que tiveram que jogar por vários dias com um “time B”, pois os elencos principais apresentaram diversos positivos de COVID-19, e mesmo assim foram capazes de chegar aos playoffs. Com a primeira fase sendo melhor de 3 jogos, nada é certo e alguns times podem surpreender os favoritos.

Crédito foto: Bob Levey/Getty Images

Na Liga Nacional, a equipe que entra com mais força na pós-temporada é a dos Dodgers, que no começo do ano já era favorita ao título. O ataque parece não ter um ponto fraco, mesmo com alguns jogadores, como Cody Bellinger, Max Muncy e Joc Pederson, não tendo atuado muito bem nos últimos dois meses. Além disso, a rotação titular e o bullpen tem o segundo menor ERA da liga.

O maior desafio para a equipe de LA deve ser os Padres. Pela primeira vez nos playoffs desde 2006, o time tem um ataque elétrico com Manny Machado e Fernando Tatis Jr e um bullpen bem forte. No entanto, San Diego tem muitos atletas jovens e sem muita experiência na pós-temporada, o que os Dodgers tem de sobra.

Além desses dois times, vale a pena ficar de olho nos Braves, que também contam com um bom ataque, mas que sofreram com lesões importantes de arremessadores, e nos Cubs, que apesar de não terem ido super bem na temporada, conta com jogadores experientes e que podem voltar a atuar em alto nível.

PUBLICIDADE

Crédito foto: Bob Levey/Getty Images

Na Liga Americana, os Rays despontam como favoritos. Apesar de não ter nenhuma grande estrela no time além do arremessador Blake Snell, nas últimas duas temporadas a equipe de Tampa tem se mostrado muito sólida, com destaque para o bullpen, que é um dos melhores da MLB. Mesmo com diversas lesões importantes durante a temporada, os Yankees devem disputar o título da divisão contra os Rays. O ataque da equipe continua sendo explosivo e a rotação titular é boa com Gerrit Cole e Masahiro Tanaka.

Também vale a pena ficar de olho do Minnesota Twins, que tem um bom corpo de arremessadores e rebatedores, e no Oakland A’s, que, diferente de outros anos, não tem um ataque tão forte (especialmente com a ausência de Matt Chapman), mas que possui um dos melhores bullpens da liga. Porém, diferentemente dos Twins, que terão um confronto favorável contra os Astros no primeiro round, os Athletics enfrentarão os White Sox, que terminou muito bem a temporada, então essa deve ser uma série complicada.