Home Novidades Cade não arquiva processo e mantém investigação por possível monopólio da Globo nos direitos do futebol

Cade não arquiva processo e mantém investigação por possível monopólio da Globo nos direitos do futebol

Inquérito foi aberto após denúncia de clube brasileiro; Investigação pode durar até 240 dias

Matheus Leal
Setorista e editor-assistente do Torcedores.com
PUBLICIDADE

O Cade, Conselho Administrativo de Defensa Econômica, manteve o inquérito contra a Globo para apurar um possível monopólio nas transmissões de futebol no Brasil. O processo foi aberto após denúncia de um clube brasileiro, que não teve nome revelado.

De acordo com o UOL Esporte, o Cade enviou perguntas às emissores, clubes, federações do país e CBF para questionar os métodos de negociação dos campeonatos. Além disso, o conselho pede que as instituições informem o modelo de compra e venda que acham mais favorável, se é coletiva ou individual.

O Cade também busca avaliar a visão dos clubes sobre a MP do Mandante, que caducou na última semana. A Medida Provisória dava o direito de negociação exclusivamente para o mandante da partida. A MP que iria ser utilizada pela Turner no Brasileirão, porém a Globo entrou na justiça e conseguiu bloquear as transmissões da emissora norte-americana.

PUBLICIDADE

CONFIRA TRECHOS DO DOCUMENTO DO CADE:

“As características do mercado de transmissão de jogos de futebol – com poucos agentes econômicos e marcado pela clara existência de posição dominante – podem desvirtuar o paradigma de ‘competição no mercado’ por uma competição ‘pelo mercado’, sobretudo no caso de negociação de campeonatos inteiros”, explicou o Conselho.

“Com esta prática, o Grupo Globo induz os clubes a não negociarem com outras emissoras, seja para produtos de interesse da Globo ou mesmo para aqueles que a empresa não pretenda adquirir”, conclui o documento.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Brasileirão 2020: confira os jogadores com mais participações em gols após a rodada 17

Aproveitamento, ataque, defesa: confira os melhores times da Série A em 2020 após a rodada 17

VAR no Brasileirão: confira os times com mais decisões a favor e contra após a 17ª rodada