Home Mídia Esportiva MPF investiga improbidade em saudação a Bolsonaro na transmissão da TV Brasil em jogo da seleção  

MPF investiga improbidade em saudação a Bolsonaro na transmissão da TV Brasil em jogo da seleção  

Segundo jornalista, MPF vê possível improbidade em saudação ao presidente na TV pública

Rogério Araujo
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB. Colaborador do Torcedores desde 2017. Dono do canal Séries e Filmes no Instagram.

De acordo com reportagem do blog do jornalista Mauricio Stycer, do Uol, a saudação ao presidente Jair Bolsonaro durante a exibição do jogo entre a seleção brasileira e Peru, no dia 13 de outubro, pela TV Brasil, pode ser considerada improbidade administrativa, já que se trata de uma TV pública.

PUBLICIDADE

Segundo a publicação, a avaliação é de Carlos Alberto Vilhena, procurador federal dos Direitos do Cidadão. “Segundo Vilhena, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela emissora, tem que guardar respeito aos princípios da impessoalidade e da moralidade. As menções ao presidente durante o jogo (o narrador Andre Marques mandou ‘um abraço especial’ a Bolsonaro) representariam promoção pessoal de agentes públicos e desvio de finalidade”, diz o blog.

Como não pode atuar em juízo, o procurador encaminhou o caso para a unidade do MPF que atua em primeira instância no Distrito Federal, que vai investigar o caso.

PUBLICIDADE

“O documento destaca ainda que a Constituição Federal prevê, no artigo 37, que “atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverão ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, deles não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”, afirma o jornalista.

Vale lembrar que na ocasião a transmissão do jogo na TV Brasil foi alvo de muitas críticas nas redes sociais e de alguns políticos.

LEIA MAIS: