Home Basquete Masai Ujiri, presidente de operações de basquete do Raptors, pode estar de saída; entenda

Masai Ujiri, presidente de operações de basquete do Raptors, pode estar de saída; entenda

Há 8 temporadas no Raptors, passagem de Masai pode estar próxima do fim

Cainã Lima
Colaborador do Torcedores

Ujiri chegou a equipe em 2013, para assumir o posto de Bryan Colangelo, ex-presidente da equipe. Vindo do Nuggets, a Maple Leaf Sports and Entertainment (MLSE), dona do Toronto FC, Toronto Maple Leafs e outros, contratava-o, seduzidos pela campanha no Denver Nuggets (57 vitórias em 2012-13 e o prêmio de Executive of the Year). Desde então, foram oito temporadas no Raptors, e uma renovação em 2016. No entanto, esta pode ser a sua última temporada na equipe canadense.

PUBLICIDADE

SEM DISTRAÇÕES

Em seu último ano de contrato, Ujiri nega que obrigações contratuais estejam o distraindo, visto que alega que os compromissos quanto a nova temporada (como jogar em Tampa, na Flórida), estão o ocupando. Ujiri pode assinar a extensão contratual quando pretender, porém, tudo indica que ele terá paciência para decidir seu próximo passo.

“Há muita coisa acontecendo em relação a essa realocação… Eu não quero me distrair”, diz Masai.

PUBLICIDADE

Executivas ao redor da NBA acreditam que Masai será o executivo melhor pago da liga norte-americana, caso renove ou vá para outra equipe. Inicialmente, com propostas de, no mínimo, $12 milhões por ano.

Sobre este tema, um executivo da liga disse:

“Masai chegou a um ponto em que ele maximizou o seu marcado… Ele vai fazer mais dinheiro do que qualquer pessoa em um front office jamais fez.”

APROXIMAÇÃO CAUTELOSA

Em 2019, após o Toronto Raptors conquistar seu primeiro Larry O’ Brien, o Washington Wizards esteve próximo de oferecê-lo um contrato significativo. Seu mercado é considerado amplo, visto que apenas algumas equipes não possuem vagas disponíveis (Chicago, as equipes de LA, Knicks, Brooklyn, Miami e Golden State). Outro fator que pesará na aproximação cautelosa de Masai, é o grupo de donos (MLSE), não ter lhe oferecido uma extensão contratual logo após a equipe conquistar o campeonato. Além disso, também uma mudança no grupo de donos majoritários da MSLE.

PUBLICIDADE

Apesar de não ter oferecido a extensão imediatamente após a conquista do título, a MSLE é extremamente interessada em renová-lo. No entanto, eles compreendem que Ujiri possui o perfil ambicioso, e isto pode complicar a sua renovação.

Ujiri será cauteloso, aguardando as oportunidades para as contemplar. E, apesar de seu status elevado e liberdade para fazer e desfazer, ele pode estar contemplando chances maiores. Quais seriam? Segundo fontes, a possibilidade de ser co-dono de uma equipe, ainda que seja de mercado secundário. Possivelmente, entretanto, esta oportunidade poderia surgir com a emergência de uma equipe via expansão. Até mesmo uma possível parceria com o ex-presidente Barack Obama é mencionada, dada a relação de ambos.

O MSLE deseja assiná-lo “para ontem”, porém, Ujiri terá calma em avaliar as oportunidades no seu último ano de contrato.

Qual será o futuro de um dos executivos mais reconhecidos da liga nos últimos anos? É incerto. Contudo, certamente, é o imergir de outra narrativa que vale a pena acompanhar de perto.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

DEMAR DEROZAN, ALA DO SPURS, TEM CASA INVADIDA

NBA DIVULGA JOGOS QUE SERÃO TELEVISIONADOS NACIONALMENTE NOS EUA

 

PUBLICIDADE