Home Lutas O Que Poderá Vir

O Que Poderá Vir

Jorge Luiz Tourinho

Jorge Luiz Tourinho
Colaborador do Torcedores

27 de dezembro de 2020

PUBLICIDADE

Muito prejudicado pela pandemia o boxe começou a recuperação há poucos meses sem a presença de público. A presença das televisões foi o fator preponderante para ter ocorrido. Permitiu que o sistema pague-para-ver levasse recursos consideráveis aos promotores que tem conseguido usá-lo. É com essa parceria que se espera a volta ao patamar anterior à crise da Covid19.

No Brasil, trata-se de necessidade a aproximação das entidades e das poucas empresas à TV. O Boxing For You já tem, por força do peso de alguns atletas apresentados, o caminho pavimentado que precisamos ver ampliado. A Associação Brasileira de Pugilismo (ABP) tem boa relação com o canal Woohoo. Torcemos para que seus programas possam ser televisados ao vivo para alavancar a captação de patrocinadores. O Coliseu Boxe de Guarulhos optou por um canal do YouTube. Vamos divulgá-lo quando houver jornadas.

PUBLICIDADE

Dentro do ringue é que se fixam as grandes expectativas. Quem vai lutar e com quem? Quem manterá o título e quem se sagrará campeão? Quais as promessas que se tornarão realidade? Isso é o que examinaremos agora.

Patrick Teixeira (31-1) está programado para defender seu cinturão dos médios ligeiros da OMB contra Brian Castaño (16-0-1) em 13 de fevereiro na cidade de Indio, EUA. A imprensa especializada argentina classifica o desafiante como favorito.

As outras esperanças nacionais deverão continuar suas trajetórias de crescimento nos rankings mundiais e continentais. Sem pressa para não queimar etapas e dar-lhes a chance de reinar em algum organismo. Esquiva Falcão (27-0) está ranqueado como médio mas entra como zêbra combatendo com os grandes lutadores dessa divisão. Seu irmão Yamaguchi (16-1-1) parece relegado a segundo plano depois da derrota e do empate. Ambos não estão programados.

Robson Conceição (15-0) deverá seguir como super pena e tem pegada para ir mais longe. Precisa se aprimorar para receber menos golpes. Também não está programado mas sua equipe o trabalha para chegar a lutar por algum cinto.

PUBLICIDADE

Saúl “Canelo” Álvarez (54-1-2) é o grande nome do boxe. Quem, senão Gennadiy Golovkin (41-1-1), deve enfrentá-lo? Jermall Charlo (31-0) se colocou como possível bom adversário. Concordo.

Tyson Fury (30-0-1) estaria com compromisso acertado com Alexander Povetkin (36-2-1). Não sei se a vitória de Anthony Joshua (24-1) tenha interferido na empreitada. O fato é que o embate entre os dois britânicos será evento para bater o recorde de arrecadação de pay-per-view. Oleksander Usyk (18-0) quer trocar golpes com Deontay Wilder (42-1-1) com possibilidade de vencê-lo e se colocar na fila para um dos ingleses.

Os meio médios Errol Spence Jr (27-0) e Terence Crawford (37-0) poderão fazer o mais esperado combate de 2021. Nessa categoria também reina Manny Pacquiao (62-7-2) que também deseja uma luta milionária. O encontro entre os leves Teofimo Lopez (16-0) e Gervonta Davis

(24-0) seria outro explosivo, lucrativo e muito desejado cotejo. Nessa divisão se recupera de cirurgia no ombro o também extraordinário Vasyl Lomachenko (14-2).

PUBLICIDADE

Devem existir muitas outras lutas que podem engrandecer a nobre arte. Vou esperar os comentários para fazer uma breve análise delas.

Efemérides: 27 de dezembro

2015 – Ginásio Joaquim Nabuco, Recife, PE

médios – José Cleverton de Melo Júnior W Lázaro Dominguez

PUBLICIDADE

Cleverton pode ter encerrado a carreira com 15-3 e ter nascido em Maceió, AL, em 2 de maio de 1971.

Lázaro “Robocop” Ferreira Dominguez pode ter nascido em Salvador, BA, em 30 de novembro de 1970. Fim de carreira talvez com 6-9-1.