Home DESTAQUE Disney sofre denúncias por fusão de ESPN/Fox Sports, mas afirma cumprir regras

Disney sofre denúncias por fusão de ESPN/Fox Sports, mas afirma cumprir regras

Empresa afirma que Fox Sports segue competitivo com transmissão de eventos esportivos ao vivo

Matheus Leal
Setorista e editor-assistente do Torcedores.com

Denunciada por irregularidades na fusão entre os canais ESPN e Fox Sports, a Disney enviou um ofício ao Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, esclarecendo a situação. De acordo com a empresa, as regras estabelecidas estão sendo cumpridas.

PUBLICIDADE

No ofício, publicado pelo UOL Esporte, a Disney alega que o Fox Sports segue competitivo na audiência com a transmissão dos eventos esportivos ao vivo. O canal, porém, encerrou sua grade de programas. Entretanto, a empresa não comentou sobre.

“Conforme permitido pelo ACC [Acordo em Controle de Concentração], a TWDC Brasil [The Walt Disney Company] tem aumentado a base de assinantes que têm acesso ao conteúdo da ESPN e da Fox Sports, elevando o bem-estar do consumidor… A TWDC Brasil manteve a Fox Sports como um canal separado dos licenciados pela TWDC, ainda preservando os canais Fox Sports 1 e Fox Sports 2 — embora, segundo o ACC, seja obrigada a manter apenas um dos canais — mostrando o compromisso da TWDC Brasil em fazer o processo de integração da forma mais gradual possível sob a perspectiva do consumidor”, diz o texto.

PUBLICIDADE

Neymar, Coutinho, Kaká: veja os 10 brasileiros mais caros da história do futebol

Uma das regras estipuladas pelo Cade é a manutenção das transmissões da Libertadores com exclusividade nos canais Fox Sports mesmo após a fusão com a ESPN. O assunto também foi comentado no ofício.

“A TWDC Brasil informa que, nos termos da obrigação prevista na Cláusula 3.3. do ACC, os eventos da Copa Libertadores da América estão sendo distribuídos pelo canal Fox Sports. O campeonato foi suspenso após sua segunda rodada em março de 2020 e retomado em setembro de 2020, o que afetou a comparação com os dados de 2019”, diz.

“A ESPN está usando suas próprias plataformas, incluindo plataformas digitais, para promover o conteúdo da FOX Sports. A TWDC Brasil entende que cumpriu integralmente com as obrigações do ACC permanece à disposição do Cade caso qualquer informação adicional seja necessária”, conclui.

PUBLICIDADE

SIGA O TORCEDORES