Home Mercado da Bola Flamengo empresta jogador formado na base para clube europeu

Flamengo empresta jogador formado na base para clube europeu

Bill tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Flamengo acertou nesta terça-feira a saída de Bill. O atacante foi liberado pela diretoria rubro-negra e vai jogar no Dnipro, da Ucrânia. Ele foi emprestado até o fim de dezembro ao clube do Leste Europeu. A informação foi divulgada pelo jornal “O Dia” e posteriormente confirmada pelo Torcedores.com.

PUBLICIDADE

Os representantes da Bloom Soccer Assessoria Esportiva, empresa que agencia a carreira do atleta, estão há duas semanas ouvindo propostas do exterior pelo jogador. O Flamengo, inclusive, não dificultou a negociação, liberou o atleta com os direitos econômicos fixados em 2 milhões de euros (R$ 12,8 milhões, pela cotação atual).

Apesar de o empréstimo ser até dezembro, existe uma cláusula de compra obrigatória do passe caso Bill dispute 50% das partidas do Dnipro na temporada. À primeira vista, o objetido do jogador é permanecer na Europa por mais tempo.

PUBLICIDADE

Hoje, um eventual retorno ao Flamengo é considerado fora de cogitação. Segundo fontes ouvidas pela reportagem do Torcedores.com, o Boavista, de Portugal e o Nantes, da França. Foram os outros clubes que buscaram informações sobre o atacante.

Bill defendeu o CRB no ano passado e não teve o empréstimo estendido até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro. Afinal, o Flamengo ativou a cláusula de liberação imediata caso recebesse uma oferta do exterior pelo jogador. 

A carreira de Bill

Nascido em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, Fabrício Rodrigues da Silva Ferreira, o Bill, foi revelado pelo Nova Iguaçu. Em 2015, ingressou nas divisões de base do Flamengo. É, inclusive, da mesma geração que revelou Hugo Souza, Jean Lucas, Vinícius Júnior, entre outros.

Bill teve passagem bem-sucedida na base rubro-negra. Pelo clube, ele venceu o Campeonato Brasileiro sub-20 (2019), o a Copa São Paulo de Futebol Júnior (2018), o Campeonato Carioca sub-20 (2018 e 2019) e o Torneio Otávio Pinto Guimarães (2018).

PUBLICIDADE

Em 2019, o jogador foi emprestado a Ponte Preta para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, foi reintegrado ao elenco do Flamengo para a disputa do Carioca. Nesse ínterim, disputou duas partidas e fez um gol.

Apesar da euforia em torno do futebol da revelação, o atleta foi emprestado para adquirir experiência no CRB. Pela equipe alagoana, Bill disputou 31 jogos e balançou a rede inimiga em quatro oportunidades. Além disso, o jogador venceu o Campeonato Alagoano em 2020.