Home Mercado da Bola Reserva, esquecido e dispensado: Toko Filipe deixa o Vasco sem disputar nenhuma partida pelo clube

Reserva, esquecido e dispensado: Toko Filipe deixa o Vasco sem disputar nenhuma partida pelo clube

Toko Filipe chegou ao Vasco através de um intercâmbio com o Louletano, de Portugal

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O atacante Toko Filipe não é mais jogador do Vasco. Há três meses em São Januário, o angolano não conseguiu se firmar no elenco. O Torcedores.com apurou que o jogador não não está nos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo. Ele tinha contrato válido até outubro de 2021.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Contratado no ano passado, ele nunca disputou uma partida oficial. Nesse ínterim, o jogador chegou a treinar no time principal do Vasco. Apesar da aprovação do técnico Ricardo Sá Pinto, o atleta nunca entrou em campo. Com isso, foi esquecido na reserva.

A última vez que Toko Filipe disputou um jogo oficial foi em dezembro de 2019, pela Série C do Campeonato Português. Posteriormente, ele foi oferecido pelo Louletano para diversos clubes da América do Sul. Afinal, o clube estava buscando parceiros para realocar alguns jogadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E a barca do Vasco deve só aumenta. Antes de dispensar Toko Filipe, o clube havia acertado a liberação do zagueiro Jadson, do volante Fillipe Bastos, do meia Bruno Cosendey e do atacante Lucas Ribamar. A diretoria, inclusive, deu o pontapé inicial para reduzir o elenco para a disputa do Campeonato Carioca.

Após o fim do Brasileirão, o clube deve anunciar a saída de outros jogadores. A princípio, o técnico Vanderlei Luxemburgo deve liberar o meia Lucas Santos e Gabriel Pec para adquirir experiência em outros clubes na sequência da temporada.

A carreira de Toko Filipe

Nascido em Luanda, na Angola, Toko Filipe Batucissa António desembarcou no Vasco através de um intercâmbio junto ao Louletano, de Portugal. Após se aprovado pela diretoria, o jogador de 21 anos foi incorporado ao elenco principal.

PUBLICIDADE

Revelado pela Académia de Futebol de Angola, AFA, o atacante surgiu como grande revelação do futebol africano em 2014. Afinal, ele se destacava pela velocidade, habilidade, agilidade e precisão nas finalizações.

PUBLICIDADE

Em junho de 2019, Toko se transferiu para o futebol português. Contratado pelo Louletano, ele chegou no clube junto com outros três angolanos. João Mucuia e Yuri André seguem no clube de Loulé. Já Adriano Lussivica defende atualmente no Fluminense.

Better Collective