Home Futebol Santos e Palmeiras fazem a quarta final de Libertadores entre times do mesmo país

Santos e Palmeiras fazem a quarta final de Libertadores entre times do mesmo país

Essa será a terceira final 100% brasileira da história da Libertadores. O São Paulo foi finalista em 2005 e 2006 enfrentando Athletico e Intenacional

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.
PUBLICIDADE

Santos e Palmeiras , que eliminaram Boca Juniors e River Plate, respectivamente, disputam no próximo dia 30 de janeiro, às 17h (de Brasília), no Maracanã, a final da Copa Libertadores 100%. Essa será a terceira decisão 100% brasileira e a quarta entre times do mesmo país na história da competição desde 1960.

A primeira final de Libertadores entre times do mesmo país foi em 2005, com São Paulo x Athletico Paranaense. O time do Morumbi conquistou o título, o terceiro de sua história. No ano seguinte, o Tricolor voltou a decisão da competição, mas acabou ficando com o vice-campeonato ao ser superado pelo Internacional.

Depois de duas finais consecutivas com brasileiros, em 2007 a Conmebol determinou que não seria mais permitido finais entre clubes do mesmo país. Inclusive, neste mesmo ano, apesar de estarem em lados opostos do chaveamento, Santos e Grêmio tiveram que se enfrentar na semifinal para evitar outra decisão 100% – o time gaúcho ficou com a vaga e foi derrotado pelo Boca Juniors.

PUBLICIDADE

A entidade máxima do futebol sul-americano voltou atrás e liberou decisões entre equipes do mesmo país em 2017. A final mais recente entre equipes do mesmo país foi em 2018, quando Boca Juniors e River Plate disputaram o título. A decisão ficou marcada pelas polêmicas extracampo envolvendo torcedores e teve sua partida decisiva disputada no Santiago Bernabéu, em Madri-ESP.

FINAIS DE LIBERTADORES ENTRE TIMES DO MESMO PAÍS:

2005 – São Paulo x Athletico Paranaense (São Paulo campeão)
2006 – Internacional x São Paulo (Inter campeão)
2018 – River Plate x Boca Juniors (River Plate campeão)
2020 – Palmeiras x Santos (a definir)

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes