Home Mercado da Bola Virou rotina? Santos pode perder outra joia da base de graça

Virou rotina? Santos pode perder outra joia da base de graça

Zagueiro Derick, de apenas 18 anos, pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de abril

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

O Santos segue enfrentando uma sina nos bastidores. Embora finalista da Copa Libertadores da América, o clube da baixada tem tido dificuldades para segurar os seus principais jogadores das categorias de base. E a partir do mês de abril pode ter que se despedir de graça de mais uma promessa da nova safra de Meninos da Vila. Trata-se de Derick, zagueiro de apenas 18 anos.

Tido como uma grande joia a ser lapidada, o defensor tem contrato com o Peixe somente até o dia 31 de setembro deste ano. Dessa forma, poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe já em abril. A situação é um tanto quanto delicada, pois Lucas Veríssimo não continuará na equipe. O zagueiro, também Menino da Vila, foi negociado com o Benfica, de Portugal, e em fevereiro se apresenta ao novo clube.

PUBLICIDADE

Além disso, Laércio e Luiz Felipe, outros zagueiros do plantel santista, não inspiram confiança aos torcedores. Logo, Derick seria o substituto natural na escalada das categorias de base para o profissional. Aliás, o jovem beque já estreou profissionalmente pelo Santos: na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, em setembro de 2020. Várias passagens por seleções de base também integram o currículo do jogador.

Cabe ressaltar que no final do passado o Peixe fez uma investida para tentar a renovação. Na oportunidade, o então gerente das categorias de base do clube, Jorge Andrade, conversou com os empresários do atleta. Porém, como o processo eleitoral estava em andamento, ambas as partes preferiram aguardar a sua conclusão.

PUBLICIDADE

No entanto, com Andrés Rueda assumindo o cargo de presidente, Jorge Andrade foi promovido para o profissional. Ainda, o Coronel Edson Pimenta, responsável pelas categorias de base, acabou sendo demitido. Assim, tendo em vista as transições de cargo, não houve retomada nas negociações. O desejo de Derick é permanecer.

Promessas que saíram de graça do Santos

A saída de jovens promessas sem render aos cofres santista é um problema crônico. Nos últimos anos, inclusive, o Santos perdeu de graça alguns ‘pratas da casa’ que atuavam como zagueiros. São eles: Robson Bambu*, hoje no Nice-FRA, e Gustavo Henrique, titular do Flamengo. Além deles, Yuri Alberto, atacante que está brilhando no Internacional, acabou sendo outro a sair sem custos.

*No caso de Robson Bambu, o Peixe conseguiu uma compensação financeira após processo na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD)