Home Mercado da Bola Virou rotina? Santos pode perder outra joia da base de graça

Virou rotina? Santos pode perder outra joia da base de graça

O Santos segue enfrentando uma sina nos bastidores. Embora finalista da Copa Libertadores da América, o clube da baixada tem tido dificuldades para segurar os seus principais jogadores das categorias de base. E a partir do mês de abril pode ter que se despedir de graça de mais uma promessa da nova safra de Meninos da Vila. Trata-se de Derick, zagueiro de apenas 18 anos.

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

Zagueiro Derick, de apenas 18 anos, pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de abril

Tido como uma grande joia a ser lapidada, o defensor tem contrato com o Peixe somente até o dia 31 de setembro deste ano. Dessa forma, poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe já em abril. A situação é um tanto quanto delicada, pois Lucas Veríssimo não continuará na equipe. O zagueiro, também Menino da Vila, foi negociado com o Benfica, de Portugal, e em fevereiro se apresenta ao novo clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, Laércio e Luiz Felipe, outros zagueiros do plantel santista, não inspiram confiança aos torcedores. Logo, Derick seria o substituto natural na escalada das categorias de base para o profissional. Aliás, o jovem beque já estreou profissionalmente pelo Santos: na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, em setembro de 2020. Várias passagens por seleções de base também integram o currículo do jogador.

Cabe ressaltar que no final do passado o Peixe fez uma investida para tentar a renovação. Na oportunidade, o então gerente das categorias de base do clube, Jorge Andrade, conversou com os empresários do atleta. Porém, como o processo eleitoral estava em andamento, ambas as partes preferiram aguardar a sua conclusão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No entanto, com Andrés Rueda assumindo o cargo de presidente, Jorge Andrade foi promovido para o profissional. Ainda, o Coronel Edson Pimenta, responsável pelas categorias de base, acabou sendo demitido. Assim, tendo em vista as transições de cargo, não houve retomada nas negociações. O desejo de Derick é permanecer.

Promessas que saíram de graça do Santos

A saída de jovens promessas sem render aos cofres santista é um problema crônico. Nos últimos anos, inclusive, o Santos perdeu de graça alguns ‘pratas da casa’ que atuavam como zagueiros. São eles: Robson Bambu*, hoje no Nice-FRA, e Gustavo Henrique, titular do Flamengo. Além deles, Yuri Alberto, atacante que está brilhando no Internacional, acabou sendo outro a sair sem custos.

*No caso de Robson Bambu, o Peixe conseguiu uma compensação financeira após processo na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD)

PUBLICIDADE
Better Collective