Home Futebol Botafogo: Túlio credita demissão à ‘pressão externa’ no clube

Botafogo: Túlio credita demissão à ‘pressão externa’ no clube

Ex-jogador foi demitido do cargo de gerente de futebol do Glorioso após rebaixamento para a Série B

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O rebaixamento do Botafogo para a Série B causou uma série de mudanças no clube, uma delas a saída do gerente de futebol Túlio Lustosa. O ex-jogador deu entrevista ao Globoesporte.com para falar sobre a demissão e a crise vivida pelo Fogão.

PUBLICIDADE

O agora ex-dirigente botafoguense afirmou que ‘pressões externas’ em cima da diretoria do Fogão acabaram resultando em sua demissão, não considerando todo o processo de seu trabalho e as dificuldades que passou enquanto trabalhou no clube.

“No fundo, não sei qual é o motivo senão pressão externa. Estava participando ativamente de todo o planejamento para a próxima temporada. Todo mundo sabia que era uma situação difícil, sempre deixei o presidente à vontade para fazer o que quisesse se ele fosse mudar algo, e ele disse não. Me disse que a intenção era de continuar o trabalho e iniciar o planejamento. E quando o time não esboçou alguma atitude, alguma reação… isso ficou maior e a pressão externa fico maior ainda. Infelizmente, a pressão externa determina muita coisa na vida de um time de futebol”, disse Túlio.

PUBLICIDADE

Na avaliação de Túlio, o rebaixamento do Botafogo ocorreu bem antes da derrota para o Sport, o resultado que decretou a queda matemática do Fogão. Tudo isso ligado a diversas decisões da diretoria e do comitê que fazia a gestão do futebol do clube durante a temporada. Além de ver que os jogadores decidiram ‘jogar a toalha’ antecipadamente face à má fase que o Glorioso vivenciou.

“O rebaixamento não foi com quatro rodadas de antecedência, foi com 20. Nunca vi isso. Aconteceu isso de tirar a responsabilidade do atleta e dar uma desculpa, como a constante troca de treinador. Quando faltavam 18 rodadas, os atletas já tinham a desculpa pronta para o rebaixamento. Que o comitê de futebol errou, tomou decisões que não estavam de acordo. Demos a muleta para eles. Tem a culpa da diretoria, que trocou muito de técnico, mas faltava liderança entre os jogadores para assumir o que estava acontecendo dentro de campo. A gente não teve isso”, afirmou.

LEIA MAIS

Torcedores do Botafogo pedem investigação por ‘gestão temerária’ no clube

(Foto: Gabriel Baron/Botafogo)

PUBLICIDADE