Home Extracampo Campeonato Argentino vai ter VAR depois da Copa América

Campeonato Argentino vai ter VAR depois da Copa América

Campeonato Argentino não teve  os estádios inspecionados pela FIFA

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
PUBLICIDADE

Alvo de muita polêmica no Brasil, o VAR ainda não faz parte do dia a dia do Campeonato Argentino. Mas, essa realidade vai mudar em breve. Quem garante é Federico Beligoy, presidente da comissão de arbitragem da AFA.

“Em julho, depois da Copa América, poderemos implementar”, assegura o dirigente ao Diário Olé.

Ainda segundo Beligoy, a pandemia impediu que os inspetores da FIFA visitassem os estádios do país para verificar a estrutura dos mesmos.

PUBLICIDADE

“Recorremos aos países pioneiros no VAR e decidimos que o melhor é ter a central da tecnologia centralizada. Ela terá sete salas de operação em 900 metros quadrados de área”, continuou. Essa central ficará anexa ao centro de treinamento de Ezeiza, “QG” da seleção argentina.

50 árbitros estão homologados para operar a tecnologia do VAR no país vizinho. Esses profissionais passaram por 550 horas de treinos observando a 80 partidas de 60 clubes de todas as divisões do Campeonato Argentino.