Home Mercado da Bola Cariocão 2021: Givanildo Oliveira é anunciado como novo técnico do America

Cariocão 2021: Givanildo Oliveira é anunciado como novo técnico do America

Givanildo Oliveira assinou contrato com o America até o fim do Campeonato Carioca

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Givanildo Oliveira é o novo técnico do America para a disputa do Campeonato Carioca. O técnico de 72 anos, que estava desempregado há dois anos, irá comandar pela primeira vez uma equipe do Rio de Janeiro. A princípio, seu contrato com o clube da Rua Campos Salles vai até o fim do Estadual.

PUBLICIDADE

https://twitter.com/AmericaRJ/status/1356029103602864129?s=20

O Torcedores.com apurou que o treinador não figurava na lista de favoritos para assumir o America. O nome de Paulo César Gusmão, ex-técnico do Vasco e Botafogo e, Josué Teixeira, ex-Fluminense e Clube do Remo estavam na pauta do clube.

PUBLICIDADE

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem , o diretor executivo de futebol do America, Marco Antônio Teixeira, entrou em contato com o treinador e rapidamente fechou a negociação após contar com o apoio de grandes empresários ligados ao clube.

Givanildo é chamado de ‘Rei do Acesso’ por ter conseguido cinco acessos à Série A do Brasileiro: Em 1997 e 2016, ele subiu o América-MG. Em 2001, foi a vez do Paysandu. Em 2005, promoveu o Santa Cruz. Em 2006, conquistou o acesso com o Sport.

A grande missão de Givanildo Oliveira é levar o America a fase principal do Campeonato Carioca. A equipe rubra é apenas a quinta colocada, com uma vitória em cinco rodadas. A estreia será contra na próxima quarta-feira contra o Sampaio Correa.

“A expectativa é grande. Estou vindo para um grande clube, que é o America. O primeiro contato com o presidente foi muito bom. Eu sei que o tempo é curto, mas vamos trabalhar firme para conquistarmos o nosso objetivo. A gente trabalhará jogo a jogo. E esperamos já conseguir a vitória no jogo de quarta-feira”, disse o treinador ao site do America.

PUBLICIDADE

A carreira de Givanildo Oliveira

Em 39 anos de carreira, Givanildo Oliveira comandou 24 equipes. Nesse ínterim, teve passagem marcante por América-MG, Ceará, Remo, CRB, CSA, Fortaleza, Paysandu, Santa Cruz e Sport. Além disso, conquistou 18 títulos estaduais, quatro nacionais e duas copas regionais.

Como jogador, Givanildo vestiu as camisas do Santa Cruz, Corinthians, Fluminense, Sport e Seleção Brasileira. O volante chamava a atenção pela técnica, lealdade ao adversário, desarme preciso, forte marcação, visão de jogo, passe e qualidade na saída de bola.

O ex-jogador venceu sete vezes o Campeonato Pernambucano pelo Santa Cruz (1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1978 e 1979) e mais três pelo Sport (1980, 1981 e 1982). Além disso, conquistou o Campeonato Carioca pelo Fluminense (1980) e o Paulista pelo Corinthians (1977).