O Fluminense está chegando perto da classificação para a fase classificatória da Libertadores. E neste fim de semana pode conquistar a vaga sem mesmo entrar em campo. Para isso, dependerá de tropeços de dois times paulistas.
No caso, seriam Santos e Corinthians, que disputam com o Flu vaga na fase inicial da competição sul-americana. E, de acordo com o Globoesporte.com, as contas indicam que basta um tropeço dos dois alvinegros para que o Tricolor garanta sua classificação de forma antecipada.
Neste sábado (13), o Santos (47 pontos) encara o Coritiba. Se for derrotado, poderá chegar a 56 pontos, um ponto atrás dos 57 atuais dos cariocas. Em caso de empate, a decisão se dará pelo número de vitórias, ao qual o time das Laranjeiras tem vantagem sobre o Peixe (16 a 15). Os dois resultados classificariam os tricolores para a Libertadores.
Mas e se o Santos vencer? Daí a torcida, ironicamente, teria que ser para um grande rival, o Flamengo. No domingo (14), o Rubro-Negro enfrenta o Corinthians, outro concorrente pela vaga. O Timão tem 49 pontos e, em caso de empate ou derrota, também classificaria o Flu. Isto apesar do time de Parque São Jorge poder ultrapassar o Tricolor em pontos (poderia chegar a 58 ou 59).
No caso, o Corinthians tem jogo atrasado contra o próprio Santos, que será realizado no dia 17. Independente do resultado, um dos dois alvinegros de São Paulo irá terminar o Brasileiro fora do possível G-8 ou até mesmo de outras combinações como G-7 ou G-6 e independe do resultado da final da Copa do Brasil entre Grêmio e Palmeiras.
Vitórias de Santos e Corinthians forçariam o Fluminense a ter que vence o Ceará nesta segunda-feira (15) no Castelão para poder garantir a vaga com antecedência. Se vencer, o Tricolor poderá terminar o campeonato com 60 pontos e o Peixe não poderia o ultrapassar. E ainda há a chance de vaga na fase de grupos, para isso tendo de terminar em, no máximo, quarto lugar. Ou torcer para que o Palmeiras seja campeão da Copa do Brasil.
LEIA MAIS
Claro vai vender pacotes do pay-per-view do Campeonato Carioca; veja valores
(Crédito da foto: Lucas Merçon/FFC)

