Home Extracampo Futebol em 2021: saiba quais são as previsões no pós-pandemia

Futebol em 2021: saiba quais são as previsões no pós-pandemia

Se você gosta de esportes ou trabalha com eles, é importante que saiba quais são as previsões no pós-pandemia para o futebol em 2021. Afinal, a pandemia do novo coronavírus ainda está batendo recordes de contaminados e mortos pelo mundo, mas os países já começaram a vacinação e, aos poucos, essa situação deverá acabar e as pessoas poderão voltar à vida normal.

Mayk Santos Souza
Colaborador do Torcedores.com.

Como você provavelmente já sabe, o futebol foi um dos esportes que mais sofreu com a pandemia, com estádios vazios e calendário de jogos totalmente desorganizado. Não é à toa, por exemplo, que estamos em janeiro de 2021 e não sabemos ainda quem foi o campeão do Brasileirão em 2020. Isso sem falar no Mundial, Copa do Brasil e outros torneios por aí.

PUBLICIDADE

Portanto, o que esperar do mundo futebolístico nos próximos tempos? Quer saber quais são as previsões no pós-pandemia para o futebol em 2021? Então siga a leitura abaixo com algumas análises encontradas no blog Advocacia Maria Pessoa, uma das maiores autoridades em Direito Desportivo do Brasil!

Quais são as previsões no pós-pandemia para o futebol em 2021?

Certamente tem muito jogador e treinador que estreou em partidas importantes no mundo todo e nunca jogaram com o estádio lotado. Essa é apenas uma de diversas mudanças percebidas nos últimos 12 meses. Mas será que isso vai mudar logo?

PUBLICIDADE

Torcida voltando aos poucos

Uma das situações que veremos no futebol em 2021 é a volta da torcida aos estádios. É claro que, no entanto, isso não acontecerá de repente, mas dentro de alguns padrões específicos e de maneira controlada.

Inicialmente, é provável que a Europa lidere o movimento do retorno da torcida aos estádios. Isso porque, apesar da situação estar caótica lá com a Covid-19, por enquanto eles estão mais adiantados na vacinação. Assim, provavelmente a partir do segundo semestre, conseguirão retornar a torcida para os estádios em alguns poucos países e de maneira controlada, medindo os casos de contaminação que surjam.

No Brasil, a volta das torcidas deve ficar mesmo para o fim do ano, dependendo do avanço da vacinação contra a pandemia e da redução dos casos. Assim que os números ficarem sob controle, será possível começar a introduzir os torcedores no estádio novamente.

Calendário ainda desorganizado

Em 2021, o calendário do futebol mundial e nacional ainda estará bem complicado. Isso porque terminaremos a temporada 2020 apenas no fim de fevereiro. Depois disso, os times terão um pouco de férias e o retorno dos estaduais. Isso tudo deve atrapalhar os preparativos para o Campeonato Brasileiro e complicará o ritmo nacional.

PUBLICIDADE

No entanto, a ideia é que tudo fique ajustado até o fim deste ano. Será necessário algum esforço e muita criatividade para poder inserir várias datas de jogos durante o ano, mas eventualmente será possível organizar o calendário.

Enquanto isso, veremos os estaduais se prolongando pelo segundo semestre e o Brasileirão provavelmente acontecendo ao mesmo tempo dos jogos dos torneios regionais. E por falar nisso…

Potencial fim dos estaduais

Em 2021, teremos estaduais. Por exemplo, o Paulistão já tem tabela agendada e tudo. Isso é fato. No entanto, também é fato que os estaduais estão também com uma queda significativa na sua popularidade e no prestígio.

Some isso ao fato de que os estaduais começarão a ser jogados mais ou menos quando eles costumam terminar e os times terão de escolher entre poupar jogadores para iniciar bem o Brasileirão. Provavelmente veremos os grandes usando os reservas nesses jogos, o que reduzirá ainda mais o prestígio dos campeonatos.

PUBLICIDADE

Ainda que os estaduais permaneçam, eles estão se encaminhando para o fim e a Covid-19 pode ter acelerado esse processo.

Campeões improváveis

O líder do Campeonato Italiano, no momento, é o Milan, seguido pela Inter. Ainda que sejam dois times muito tradicionais do país, é fato que estão há anos atrás da Juventus. Na Espanha, o líder é o Atlético de Madrid, com 10 pontos na frente do Barcelona (terceiro lugar), no momento em que este artigo é escrito.

Na França, Lille e Lyon disputam ponto a ponto com o PSG, que costumava dominar a liga desde a primeira rodada. Na Inglaterra, o Tottenham chegou a liderar o torneio e foi ultrapassado pelo Manchester City, enquanto o Sporting é líder do campeonato português, algo que não acontecia há muito tempo.

Isso tudo tem acontecido porque a Covid-19 tirou a estabilidade dos torneios. Craques podem ficar de fora de grandes jogos e os gigantes podem depender de atletas menos experientes. Isso tira o padrão de jogo das equipes e torna o esporte mais imprevisível. Por isso, teremos alguns campeões improváveis neste ano.

PUBLICIDADE

Grandes transferências (mas baixos valores)

Por fim, podemos esperar uma grande mudança de jogadores na janela de transferência desse ano. No entanto, não espere por negociações que envolvam centenas de milhões de euros, já que o dinheiro está escasso no momento.

Provavelmente veremos atletas como Messi, Sérgio Ramos e Aguero trocando de times, além de outras possibilidades como Mbappé e Haaland, por exemplo.

Agora que já sabe quais são as previsões no pós-pandemia para o futebol em 2021, é hora de se preparar para esse novo cenário, seja você um torcedor, seja um trabalhador da área (e isso inclui os funcionários de clubes, de jornalismo, do aspecto jurídico ou de qualquer outra área).

Com esse novo cenário, é fato que ainda teremos um 2021 bagunçado, mas em 2022 é provável que as coisas estejam em ordem para a Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Aproveite e veja também:

Fernando Diniz é demitido no São Paulo

Conheça os carros dos principais jogadores do mundo