Home Futebol Narrador de rádio gaúcha usa palavra racista contra jogador do Santos: “Crioulinho”

Narrador de rádio gaúcha usa palavra racista contra jogador do Santos: “Crioulinho”

A rádio repudiou o comentário feito pelo profissional

Rogério Araujo
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB. Colaborador do Torcedores desde 2017. Dono do canal Séries e Filmes no Instagram.

O narrador Haroldo de Souza, da rádio Grenal, fez um comentário racista sobre o jogador do Santos Lucas Braga durante o empate entre o Peixe e o Grêmio na última quarta-feira (3), pelo Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Quando se referiu ao atleta do Santos, o narrador perguntou o nome: “daquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos?”.

“É um moreno, né? Um cidadão de cor, numa boa”, completa o narrador após ser informado sobre o nome do jogador.

PUBLICIDADE

Em nota, a rádio Grenal se pronunciou e afirmou que: “não compactua com qualquer tipo de atitude discriminatória a quem quer que seja, pautando sua atuação através de respeito a todos sem exceção”.

Já o Santos informou em nota que: “apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal” e que “não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização”.

O clube ainda disse que vai em busca de “medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio”.

Haroldo também se defendeu após a repercussão do caso. Confira:

PUBLICIDADE

Sou filho de negro-nego Benê. Sou casado com uma mulher da raça negra. Fui criado em meio aos negros. Criei uma escola de samba com todos integrantes negros, só dois brancos e um sarará. Narrando futebol há 58 anos, muitas vezes disse:

“Quem é aquele neguinho lá na ponta”?

“Quem é aquele alemão ali no meio” ?

“E esse polaco aí quem é”?

PUBLICIDADE

Peço desculpas se minha fala ofendeu alguém, mas estejam certos que não houve intenção de racismo e que minha vida pessoal e profissional são pautadas pelo respeito a toda sociedade, aos jogadores e torcedores que fazem desse esporte um grande espetáculo.

Reitero minhas sinceras desculpas aos ouvintes que sempre nos acompanham e nos brindam com a sua audiência.