Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Corinthians é eleito pelo “Seleção SporTV” como o clube mais vencedor da década; confira os 8 melhores

Conquistas da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012 foram determinantes para a definição do “time da década”

Adriano Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação

Nesta terça (9), o programa “Seleção SporTV”, do canal de TV por assinatura SporTV, elegeu o Corinthians como o clube mais vitorioso da última década, entre as temporadas de 2011 e 2020. O levantamento foi abordado pelo apresentador André Rizek ao lado dos comentaristas Paulo Vinícius Coelho, Ricardinho e Carlos Eduardo Lino.

Para chegar à tal definição, o programa utilizou um critério de pontuação relativo à importância de cada competição disputada no período: Mundial de Clubes (cinco pontos), Copa Libertadores da América (quatro pontos), Campeonato Brasileiro (três), Copa do Brasil e Copa Sul-Americana (dois) e Campeonatos Estaduais (que valeram somente meio ponto). Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil não foram considerados.

O Corinthians ficou em primeiro lugar alcançando 20 pontos. Confira abaixo o ranking dos oito melhores clubes do futebol brasileiro da década:

1) Corinthians – 20 pontos
2) Palmeiras – 16,5 pontos
3) Flamengo – 14,5 pontos
4) Cruzeiro – 12 pontos
5) Atlético-MG – 8,5 pontos
6) Grêmio – 7,5 pontos
7) Santos – 6 pontos
8) Athletico Paranaense – 6 pontos

“O Corinthians é o maior vencedor da década. Acho que não há dúvidas quanto a isso. Ainda que a década vitoriosa tenha parado em 2017, com o título brasileiro. Depois, o Corinthians nunca mais se colocou na briga por títulos. Flamengo e Palmeiras assumiram o protagonismo do futebol brasileiro. Mas até 2017, ninguém foi mais forte do que o Corinthians, disse o apresentador André Rizek.

“São três Campeonatos Brasileiros, Libertadores, Mundial e quatro estaduais. O Corinthians é o último sul-americano a vencer o vencedor da Champions League. Tem sido muito difícil conquistar o Mundial e por isso o Corinthians é considerado o mais vitorioso da década”, explicou o jornalista esportivo.

André Rizek, jornalista e apresentador do "Seleção SporTV" (Foto: Reprodução/ SporTV)

André Rizek, jornalista e apresentador do “Seleção SporTV” (Foto: Reprodução/ SporTV)

A conquista inédita da Copa Libertadores de 2012, seguida pelo título do Mundial de Clubes contra o Chelsea no Japão, foram fundamentais para o Timão chegar aos 20 pontos, além dos troféus dos Campeonatos Brasileiros de 2011, 2015 e 2017.

No entanto, Rizek argumenta que, se caso o Palmeiras tivesse conquistado o Mundial de 2020 em Doha, no Qatar, teria ultrapassado o arquirrival Corinthians e apareceria na primeira posição, o que não aconteceu.

“O Palmeiras conquistou uma Libertadores, dois Brasileiros, três Copas do Brasil e um estadual. Segundo os critérios, o Palmeiras somou 16,5 pontos. Se tivesse voltado do Qatar com o título mundial, seria o líder, mas não conseguiu”, declarou o apresentador do SporTV.

O Corinthians alcançou o topo do futebol mundial em dezembro de 2012, no Yokohama Stadium, no Japão, quando superou o então campeão europeu Chelsea por 1 x 0, com gol do centroavante peruano Paolo Guerrero aos 24 minutos do segundo tempo, em partida que também ficou marcada pela grande atuação do goleiro Cássio.

Antes, o Timão havia conquistado de forma invicta a Copa Libertadores da América ao vencer o argentino Boca Juniors na decisão pelo placar agregado de 3 x 1.

LEIA TAMBÉM

Estudo coloca promessas de clubes brasileiros entre os destaques da “geração 2002” do futebol mundial; veja lista

Corinthians, Flamengo, Palmeiras… Veja os times brasileiros que terminaram a década passada com mais títulos