Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Federação Paulista e Governo de São Paulo anunciam construção de Arena de futebol americano do Brasil

Após negociação com o Governo de São Paulo, a FEPAFA, Federação Paulista de Futebol americano, fecha acordo para construção de Estádio da modalidade no Brasil

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

A Federação Paulista de Futebol Americano (FEPAFA) e o Governo do Estado de São Paulo fecharam, nesta sexta-feira (12/03) um acordo para a construção do de um estádio de futebol americano do Brasil. A liberação veio com  o Termo de Permissão de Uso, que concedeu a área no Parque Ecológico do Tietê para a criação de uma arena 100% voltada à prática da modalidade.

Para firmar o acordo, a  reunião  contou com a presença do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, o assessor do Deputado Federal Alexandre Frota, Jean Nunes, o Sub Prefeito de Cidade Tiradentes, Ozziel Souza, além do Presidente da FEPAFA, Ricardo Trigo e a Presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), Cris Kajiwara.

“É uma grande conquista para a FEPAFA e gostaria de agradecer a todos que colaboraram para a aprovação deste projeto. É um passo importante para modalidade aqui no estado. E acredito que, ao mesmo tempo, será a realização de um sonho para muitos”, comentou Ricardo Trigo, Presidente da FEPAFA.

No Brasil, atualmente, times têm utilizado campos próprios nas respectivas cidades e, até mesmo, estádios cedidos pela Prefeitura local ou pelo Governo, para a realização de campeonatos. O projeto vem com a intenção de ser uma Arena-Complexo voltada exclusivamente para a prática da modalidade. E a estrutura deverá contar com um estádio oficial para receber partidas, um campo de Flag Football com medidas oficiais, além de um Centro de Treinamento.

Além disso, o terreno concedido para uso pela completo da FEPAFA (inclusive, de forma comercial com patrocínios e venda de ingressos), também conterá a seguinte estrutura:

– Campo 1: Medidas oficiais de 100 jardas para o futebol americano
– Campo 2: Medidas oficiais de 60 jardas para o flag football (esporte que pode entrar nos Jogos Olímpicos em breve)
– Arquibancada para 3 mil pessoas
– Vestiários e Banheiros para os atletas e público
– Centro de Treinamento completo: Academia, área de Fisioterapia, cabines de Imprensa, sala multimídia para aulas teóricas e escritórios.

“Por meio desta parceria, acredito que conseguiremos trabalhar em torno de um objetivo comum, que é tirar as crianças de um mundo de riscos e gerar novas oportunidades com a prática do esporte. Apoiar este projeto é uma enorme satisfação para nós”, afirmou o Secretário Marcos Penido.

Peça fundamental na intermediação deste projeto, a FEPAFA contou com o auxílio do Deputado Federal Alexandre Frota, que participou ativamente do projeto, que visa o crescimento do futebol americano no Estado de São Paulo.

Além disso, com a conquista, o Projeto Social Touchdown do Futuro  terá continuidade. Este vai proporcionar aulas de futebol americano para 380 crianças carentes da capital paulista. A proposta, inclusive já está aprovada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, estando apto para captação de recursos.

 

Com isso, o futebol americano terá, após 14 anos de prática no estado de São Paulo, um espaço próprio para a modalidade.  A Arena para jogos contará com medidas oficiais de um campo da modalidade, além de comportar 3000 torcedores por partida.

Por meio do esporte, o “Touchdown do Futuro” busca criar uma relação de respeito entre crianças e jovens, gerando uma interação para um desenvolvimento integral em sociedade, além de apresentar uma vida saudável com a prática do Futebol Americano e manter jovens longe dos riscos sociais, como violência, drogas e a criminalidade.

 

LEIA MAIS