Home Futebol Jogador: como ter um perfil relevante e influenciar pessoas?

Jogador: como ter um perfil relevante e influenciar pessoas?

No passado, uma celebridade precisava explorar a participação em eventos físicos para ganhar destaque na mídia e gerar visibilidade para a sua imagem. Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, o processo inverteu e tornou desconhecidos famosos da noite para o dia por meio da produção de um conteúdo de qualidade para um público segmentado.

Mayk Santos Souza
Colaborador do Torcedores.com.

Seja o perfil em questão um jogador de futebol, um streaming, um gamer ou mesmo apenas um digital influencer, ele precisa ficar atento às diversas necessidades do seu público e explorar as oportunidades que se apresentam para alavancar a audiência e serem notados por marcas para ações promocionais, elevando assim o faturamento.

PUBLICIDADE

O princípio de tudo para ter uma audiência monetizada é gerar valor para as marcas patrocinadas, ter seguidores alinhados com o estilo de vida e anseios do profissional, uma vez que estas características vão ser percebidas pelas marcas e determinar o valor de uma exposição relacionada.

Desta forma, o valor que este profissional vai gerar para as marcas vai ser visibilidade, aumento das vendas, de seguidores e menções dos seus produtos ou serviços.

PUBLICIDADE

Como influenciar as pessoas?

Algumas táticas precisam ser exploradas na comunicação com o seu público. Seja por meio de vídeos, imagens ou mesmo texto, você precisa explorá-los para que as pessoas passem a seguir seu perfil e também realizem ações que serão indicadas no futuro para tornar seu perfil comercialmente viável.

No YouTube, por exemplo, é necessário pedir para que as pessoas se inscrevam no canal, comentem e compartilhem o material que elas acabaram de assistir. Se você não fizer essas chamadas de ação, dificilmente os índices de engajamento vão subir.

Aprenda a contar histórias que envolvam os telespectadores e faça promessas que serão realizadas durante a transmissão. Por exemplo, ao falar que você conseguiu uma jogada incrível ou que realizou um desafio proposto por um famoso no Tiktok, explore essa informação no vídeo e peça para que as pessoas deixem um feedback sobre a sua realização.

Prometer e entregar aquilo é uma excelente estratégia para construir uma confiança com a sua audiência para que no futuro ela seja influenciada por você.

PUBLICIDADE

De tempos em tempos, traga seu público para dentro do conteúdo. Seja lendo um comentário recebido, um e-mail ou mesmo aproveitando um vídeo enviado por um fã. Leia o nome do seu seguidor e incentive outros a participarem também.

Além disso, tente criar uma assinatura digital, uma hashtag que possa ser usada pelos fãs quando querem que você veja a reação deles sobre algum desafio ou alguma campanha veiculada.

Esse sinal social é bem visto pelos algoritmos das redes, o que vai colaborar para ampliar a distribuição do seu conteúdo e também ajudará as empresas a entender o seu poder de influência para futuras campanhas de marketing.

Seja original, mas esteja atento aos seus pares

Embora não seja importante você balizar a sua produção de conteúdo com base nos potenciais comerciais, é sempre valioso ter um controle sobre aquilo que gera mais engajamento e também tentar cruzar isso com o que outros influenciadores estão produzindo para tentar trilhar um caminho mais original, porém sem perder a conexão com o que está acontecendo a sua volta.

PUBLICIDADE

Ao ficar atento ao que os outros jogadores estão fazendo, você pode tomar uma decisão crítica se deve ou não seguir aquele viral, uma vez que ele pode colaborar ou prejudicar a sua imagem com o seu público e também com possíveis patrocinadores.

Esse monitoramento vai ajudar também a identificar o timing correto para produzir determinado conteúdo. Neste sentido, o feito é melhor do que o perfeito não feito.

Ou seja, um desafio ou meme que ganhar força no fim da tarde não precisa que você convoque todos os profissionais para fazer algo muito robusto, já que isso levaria horas e até dias para ter uma aprovação. Neste caso, algo mais improvisado vai ser efetivo.

Elabore um planejamento de conteúdo

Se você quer influenciar pessoas e também ser visto pelo mercado empresarial como potencial patrocinado, é preciso desenvolver um planejamento de conteúdo que colabore na construção dessa imagem.

PUBLICIDADE

Por exemplo, se você é um jogador online e usa um console da Sony, tenha em mente os lançamentos da companhia e todas as novidades que ela lança no decorrer do ano. As pessoas vão querer te ouvir, suas percepções e críticas.

Neste calendário de conteúdo, tente avaliar também o sucesso comercial das marcas que podem se interessar pelo seu perfil e veja como explorar tais itens na sua comunicação.

Esta ação pode levar a novas compras e isso será percebido pela loja oficial. Elas fazem um acompanhamento completo dos potenciais canais em seu controle de vendas.

Ao perceber que uma campanha espontânea foi capaz de gerar ganhos comerciais, a marca certamente irá procurá-lo para ações maiores. Caso isso não aconteça, certamente um concorrente aparecerá.

PUBLICIDADE

Para finalizar, tenha um acompanhamento dos seus números de seguidores e de engajamento. Avalie os conteúdos que não geram repercussão e abandone-os, foque naqueles materiais que as pessoas gostam e também que faça sentido com o que você planeja para os seus respectivos perfis digitais.

Leia também: Como ser um jogador de futebol?