Home Futebol Pedro depõe em investigação sobre fraude em passaporte esportivo

Pedro depõe em investigação sobre fraude em passaporte esportivo

Presença de uma passagem pelo Bangu do atacante no passaporte esportivo causou ida do atacante do Flamengo à delegacia

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O atacante Pedro, do Flamengo, pode ser ver envolvido numa investigação de fraude. De acordo com o Esporte Espetacular, da Globo, o jogador flamenguista teve que depor em fevereiro por uma suposta ilegalidade em seu passaporte esportivo.

PUBLICIDADE

Na investigação feita pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, há a possibilidade de uma irregularidade a uma suposta passagem pelo Bangu presente no passaporte esportivo do atacante, entre agosto de 2011 e abril de 2013. Em depoimento dado pelo jogador, o atacante do Rubro-Negro negou que tenha jogado pela equipe de Moça Bonita nesta época.

A fraude, segundo a linha do inquérito, teria sido cometida pelo Bangu. É que, através do passaporte esportivo, há o repasse do dinheiro concedido ao mecanismo de solidariedade da Fifa (no qual uma parte do dinheiro vindo de negociações é repassado aos clubes formadores dos atletas). Na venda de Pedro à Fiorentina, o então jogador do Fluminense foi negociado por R$ 58 milhões. O Bangu, que consta no tal passaporte, recebeu R$ 800 mil do tal mecanismo.

PUBLICIDADE

Pedro e a mãe do jogador depuseram à Polícia negando tal passagem pelo clube carioca. Já o presidente do Bangu, Jorge Varela, atesta o contrário e diz que o jogador do Flamengo teve vínculo com seu clube na data estipulada pelo passaporte. Como forma de provar isto, enviou aos investigadores do caso uma súmula de partida na qual o atacante teria jogado.

A CBF e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) se pronunciaram sobre o caso através de notas. A Confederação Brasileira afirmou que os passaportes esportivos registrados na entidade contém informações repassadas pelas respectivas Federações Estaduais. Na alegação da entidade fluminense, o registro do documento relativo a Pedro está registrado junto à CBF desde 2011 e que todas as informações contidas seguem os procedimentos padrão.

O passaporte esportivo do atacante deverá ser periciado ainda nos próximos dias para tentar detectar uma possível fraude.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Delegado avalia situação de Gabigol após presença em cassino: “Vai responder por transgredir a questão sanitária”