Home Futebol Com ‘Big Six’ da Premier League, Superliga Europeia volta à pauta; Uefa promete reação

Com ‘Big Six’ da Premier League, Superliga Europeia volta à pauta; Uefa promete reação

Na véspera de anúncio da ‘nova’ Champions, jornal divulga documento assinado por grandes clubes da Europa sobre novo torneio

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A ideia da Superliga Europeia voltou à tona neste final de semana. O jornal inglês ‘The Times’ divulgou um documento no qual consta que 12 clubes teriam assinado para viabilizar a realização do torneio, que reuniria apenas os grandes times do futebol da Europa.

PUBLICIDADE

Segundo o jornal, metade destes clubes são da Premier League, estes citados Manchester City, Manchester United, Chelsea, Liverpool, Tottenham e Arsenal. Além deles, também teriam assinado o documento para viabilizar a Superliga Real Madrid, Barcelona, Milan, Juventus e Inter de Milão. Duas exceções foram Bayern de Munique e PSG, que seriam contrários à realização de tal torneio.

A Superliga Europeia seria um torneio dedicado apenas aos principais clubes da Europa, que jogariam entre si. O torneio seria disputado por 20 clubes, dos quais 15 seriam ‘membros permanentes’ e os cinco restantes através de uma qualificação. Estes times seriam divididos em dois grupos de dez clubes, classificando quatro para a fase seguinte.

PUBLICIDADE

A razão da criação da competição é a dar maiores receitas aos clubes do que a disputa da Liga dos Campeões da Uefa. Estima-se que, os fundadores da liga poderão arrecadar até 350 milhões de euros com a disputa do torneio, que virou controverso desde que as primeiras intenções foram divulgadas.

Uefa se posiciona contra Superliga

A Uefa rapidamente reagiu à notícia da possível criação da Superligas Europeia. Numa nota, a entidade, apoiada pelas federações de Itália, Espanha e Inglaterra e as ligas correspondentes a estes países, repudiou a criação do torneio e anunciou possíveis sanções a clubes e jogadores que disputarem o certame proposto.

“Se isto acontecer, a Uefa, as ligas e também a Fifa e as federações filiadas, faremos de tudo para tentar barrar este ‘projeto cínico’, criado pelo egoísmo de alguns clubes quando o momento é solidariedade. Iremos considerar todas as medidas, tanto esportivas como judiciais, para evitar que isto aconteça. Como a Fifa já anunciou e as seis federações (continentais), os clubes serão banidos de participar de qualquer competição nacional, continental e internacional e seus jogadores serão proibidos de defenderem as seleções nacionais”, disse a Uefa.

PUBLICIDADE

Torcedores de vários clubes também se manifestaram sobre a ideia, a maioria contrários a criação do torneio envolvendo apenas os grandes da Europa.

PUBLICIDADE

Nova Champions

PUBLICIDADE

Para tentar barrar a criação da Superliga, a Uefa deverá apresentar nesta segunda-feira o projeto da nova Liga dos Campeões, a partir de 2024. No novo formato, a fase de grupos terá 36 times ao invés de 32 e teria abertura para mais confrontos entre os grandes clubes num sistema em que os times se enfrentarão de forma ‘aleatória’.

LEIA MAIS

Mercado da bola: Descartado no Real, CR7 vê PSG como única alternativa e pode virar colega de Neymar