Home Futebol Como seria a Superliga das Américas?

Como seria a Superliga das Américas?

Projeto encabeçado por times europeus em busca uma competição ainda mais atrativa ao público, a Superliga gera polêmica no futebol; Mas e se a ideia fosse copiada na América, quais times jogariam essa competição?

Diogo Rossi
Jornalista. Setorista da Dupla Grenal. Me acompanhe: twitter.com/diogo_rossi youtube.com/DiogoRossiJornalista

A Superliga está movimentando o noticiário do futebol pelo mundo. A união de grandes clubes gera o debate na UEFA e na FIFA. Clubes que buscam não só aprimorar o espetáculo, mas também o lucro financeiro. Uma competição que pode movimentar 4 bilhões de euros, ano, ou seja, mais do que atualmente na Champions League. Enquanto a polêmica é o foco do futebol da Europa, nesse momento, aqui na América, o assunto é visto ainda a distância. Contudo, e se os clubes que, hoje, estão na Conmebol decidissem formar uma Superliga das Américas?

PUBLICIDADE

Uma boa para os clubes da América?

Certamente o debate será ampliado com o passar do tempo. Possivelmente, em caso de confirmação da competição na Europa, os reflexos da mesma possam acontecer aqui no mercado no Sul-Americano. De acordo com ocoordenador de conteúdo do Footure, Gabriel Corrêa, talvez esse não seja o caminho ideal para os clubes. “Assim como na Europa, me parece mais uma briga por poder e dinheiro do que pensando na “melhora do futebol para as pessoas”. O ideal na América do Sul seria melhorar a competitividade da Libertadores com um bom calendário (algo já feito), a Conmebol tentar auxiliar na infraestrutura dos clubes pra quem sabe vender pro mundo.” – afirma. Segundo Gabriel, de nada adiantaria achar que com um grande alcance midiático, se os gramados são ruins, estádios mal iluminados. “A América do Sul tem um potencial muito grande sem precisar criar uma Superliga.”, finaliza.

Quais times formariam a Superliga?

Entrando na ideia, o Torcedores.com decidiu montar uma lista de clubes que poderiam formar a “Superliga das Américas”. Para isso, foi levado em consideração o número de títulos da Libertadores, títulos nacionais e, claro, o envolvimento direto com o público. Sendo assim, eis aqui os hipotéticos 20 times que poderiam encabeçar a “Superliga das Américas”:

PUBLICIDADE

Independiente
Boca Juniors
River Plate
Estudiantes
Racing
Vélez Sarsfield
San Lorenzo
Palmeiras
Grêmio
São Paulo
Santos
Flamengo
Corinthians
Internacional
Cruzeiro
Nacional
Peñarol
Olímpia
LDU
Atlético Nacional

Mas e se você pudesse montar uma “Superliga das Américas”, quais times estariam entre os 20? Quais critérios seriam adotados?