Home Futebol Copa do Mundo de 2022 pode usar novo sistema para marcar lances de impedimento

Copa do Mundo de 2022 pode usar novo sistema para marcar lances de impedimento

Mundial do Qatar será disputada entre os meses de novembro e dezembro de 2022

Marcel Rauen
Jornalista esportivo formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente do futebol. No Torcedores desde 2015, escrevo basicamente sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva

A Fifa pretende implementar um novo sistema para definir lances em impedimento já na Copa do Mundo de 2022, no Qatar. A entidade espera que até já tenha desenvolvido e testado uma tecnologia que determine se posição é regular ou não de forma mais rápida, sem contar com as linhas atualmente traçadas pelo VAR.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao jornal inglês “The Times”, Arsene Wenger, ex-técnico francês e atual chefe de desenvolvimento global de futebol da Fifa, disse que briga para que o sistema automático para lances de impedimento já esteja em condições de uso no Mundial do Qatar.

Estou pressionando muito para ter impedimentos automatizados, o que significa que imediatamente o sinal irá para o bandeirinha. Em média, o tempo que temos que esperar é de cerca de 1 minuto e 10, às vezes 1 minuto e 20 segundos. É tão importante porque vemos muitas comemorações canceladas depois dos lances por situações à margem“, afirmou Wenger.

PUBLICIDADE

O novo sistema seria diferente do que é usado atualmente com as linhas traçadas pelo VAR e que demandam alguns minutos para ter uma definição.

Segundo Wenger, seria algo parecido com o que já existe para definir se uma bola ultrapassou a linha de gol ou não. Essa tecnologia que já está em uso pela Fifa desde a Copa do Mundo de 2014 e utiliza imagens de um conjunto de câmeras para definir se foi gol ou não, antes de avisar o árbitro da partida por um sinal através de um relógio.

LEIA MAIS:

 

PUBLICIDADE