Home Basquete Dose dupla de Corinthians e São Paulo na semana; veja o guia das quartas-de-final do NBB

Dose dupla de Corinthians e São Paulo na semana; veja o guia das quartas-de-final do NBB

NBB conheceu as quatro equipes restantes para fechar as quartas-de-final; quarta-feira (28) marcará o início da fase eliminatória da competição

Thiago Chaguri
Apaixonado por esporte desde criança, acompanho diversas modalidades por acreditar na magia e nas boas histórias que seus protagonistas e torcedores proporcionam. Além do entretenimento, admiro também as pluralidades táticas e estratégicas.

Estão definidas as quartas-de-final do NBB (Novo Basquete Brasil). Zopone/Gocil/Bauru, Corinthians, Sesi/Franca e Mogi das Cruzes venceram seus confrontos e se credenciaram às quatro vagas restantes. As equipes se juntarão à Flamengo, Minas Tênis Clube, São Paulo FC e Paulistano e iniciarão nesta quarta-feira (28) a fase eliminatória.

Conforme o previsto, Mogi das Cruzes e Unifacisa realizaram jogos equilibrados e a equipe paulista avançou após vencer a série por 2 a 1. Os outros duelos das oitavas de final foram decididos em dois jogos. Bauru bateu o KTO/Caxias do Sul Basquete, o Corinthians passou pelo Pato Basquete e o Sesi/Franca despachou o Fortaleza/Basquete Cearense.

PUBLICIDADE

Para receber as equipes, a organização adotou o mesmo critério da fase anterior em relação aos cuidados de segurança e prevenção contra o coronavírus. Novamente, os ginásios do Maracanãzinho e da Arena Minas sediarão as partidas. No Rio de Janeiro, quem vencer entre Flamengo e Mogi irá confrontar o vencedor entre Bauru e Paulistano pelas semifinais. Baseados em Belo Horizonte, São Paulo FC e Corinthians brigarão por uma vaga nas semifinais para encarar o ganhador entre Minas Tênis Clube e Sesi/Franca.

Quartas-de- final

Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes (8º)

Flamengo e Mogi se enfrentarão nos playoffs pela quarta vez na história do NBB. Vantagem para os cariocas que venceram duas séries, enquanto Mogi levou a melhor em uma. As duas equipes chegam para a fase em momentos distintos.

PUBLICIDADE

O rubro-negro liderou a temporada regular e fez a melhor campanha em todas as edições, com 28 vitórias e apenas duas derrotas.  Neste ano, a equipe não perdeu uma partida sequer. Além desses fatores, no dia 13 desse mês de abril foi campeão da Champions League Américas, principal torneio continental de basquete.

Mogi classificou-se em oitavo. Foram 50% de aproveitamento com 15 vitórias e 15 derrotas. A equipe paulista vem de uma vitória por 2 a 1 em uma dura série contra o Unifacisa.

Minas Tênis Clube (2º) x Sesi/Franca (7º)

Apesar de estarem presentes em todas as edições do NBB, é a primeira vez que ambos irão se defrontar em playoffs. Com uma ótima campanha, o Minas Tênis Clube somou 26 vitórias e quatro derrotas na fase classificatória. O time mineiro também fez bom papel na Champions League Américas ao finalizar a competição em terceiro lugar.

Já o Sesi/Franca não teve a mesma sorte no continental. Os francanos foram eliminados nas quartas-de-final pelos donos da casa e vice campões Real Estelí. Pelo NBB, foram 15 vitórias e 15 derrotas, que renderam a sétima posição. Nos playoffs, atropelou o Fortaleza/Basquete Cearense em dois jogos válidos pelas oitavas de final.

PUBLICIDADE

São Paulo FC (3º) x Corinthians (6º)

Na semana que um dos maiores clássicos brasileiro será jogado no futebol (os rivais se enfrentam pelo Campeonato Paulista no domingo, dia 02 de maio), também será disputado no basquete. São Paulo FC e Corinthians buscam uma vaga nas semifinais do NBB. O tricolor paulista terminou em terceiro lugar somando 23 vitórias e sete derrotas. Pela Champions League Américas, ficou com a quarta colocação ao perder a disputa do bronze para o Minas Tênis Clube.

O alvinegro obteve 17 vitórias e 13 derrotas, sendo duas delas por W.O. Em decorrência do surto de covid-19 no elenco, a equipe não pode entrar em quadra contra o Minas Tênis Clube e o Fortaleza/Basquete Cearense. Nas oitavas de final, eliminou o Pato Basquete em dois jogos.

Paulistano (4º) x Zopone/Gocil/Bauru (5º)

A exemplo do confronto entre Flamengo e Mogi, Paulistano e Bauru irão medir forças pela quarta vez em playoffs do NBB. Os clubes já decidiram uma edição do campeonato e realizaram a semifinal no ano seguinte. Bauru leva vantagem com duas vitórias. Pela temporada 2010/2011, a equipe do interior paulista venceu por 2 a 1 e avançou para as quartas de final. Mesmo após o Paulistano ter aberto 2 a 0 de frente na grande final, o Dragão virou de forma épica para 3 a 2 e sagrou-se campeão da temporada 2016/2017. No ano seguinte, o Paulistano deu o troco também por 3 a 2, venceu a semifinal e posteriormente conquistou o título do NBB, em 2017/2018.

Com 22 vitórias e oito derrotas, o Paulistano foi o quarto colocado no geral. Apesar de estar sem entrar em quadra desde o dia 13 de abril, a equipe da capital soma impressionantes nove vitórias consecutivas no NBB.

PUBLICIDADE

Bauru, o quinto, conseguiu 19 vitórias e 11 derrotas durante a temporada classificatória. O Dragão eliminou o KTO/Caxias do Sul Basquete nas oitavas de final por 2 a 0 e ganhou o direito de brigar pelas semifinais da competição.

 

Transmissões

ESPN e TV Cultura serão as emissoras responsáveis por transmitir pela televisão, enquanto a DAZN e o Facebook do próprio NBB estarão encarregados das transmissões pela internet. Confira o calendário:

Quarta-feira (28/04)
17h – Jogo 1 – Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes (8º) – ESPN
20h – Jogo 1 – Paulistano (4º) x Bauru (5º) – DAZN

PUBLICIDADE

Quinta-feira (29/04)
17h – Jogo 1 – Corinthians (6º) x São Paulo (3º) – ESPN
20h – Jogo 1 – Sesi Franca (7º) x Minas Tênis Clube (2º) – DAZN

Sexta-feira (30/04)
17h – Jogo 2 – Paulistano (4º) x Bauru (5º) – DAZN
20h – Jogo 2 – Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes (8º) – DAZN

Sábado (01/05)
16h – Jogo 2 – São Paulo (3º) x Corinthians (6º) – Facebook do NBB e TV Cultura
19h – Jogo 2 – Minas Tênis Clube (2º) x Sesi Franca (7º) – DAZN

Domingo (02/05)
Jogo 3 – Paulistano (4º) x Bauru (5º) – a definir
Jogo 3 – Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes (8º) – a definir

PUBLICIDADE

Segunda-feira (03/05)
Jogo 3 – São Paulo (3º) x Corinthians (6º) – a definir
Jogo 3 – Minas Tênis Clube (2º) x Sesi Franca (7º) – a definir

 

LEIA MAIS:

Flamengo vence Real Estelí e conquista Champions League das Américas

 

 

PUBLICIDADE