Home Futebol Flamengo vai votar emenda e pode perder Marcos Braz no próximo mandato

Flamengo vai votar emenda e pode perder Marcos Braz no próximo mandato

CoDe Rubro-Negro analisa mudança no estatuto que propõe afastamento de membros da diretoria que se candidatem a cargos públicos

Matheus Leal
Setorista e editor-assistente do Torcedores.com
PUBLICIDADE

O Flamengo pode sofrer uma importante mudança no seu estatuto. O Conselho Deliberativo Rubro-Negro vai votar uma proposta de emenda que impede associados de manterem qualquer cargo de poder no clube. A votação ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer nos próximos meses.

Caso a mudança seja aprovada, ela pode impactar diretamente em Marcos Braz, vice-presidente de futebol e que se elegeu vereador do Rio de Janeiro em 2020. Inclusive, o debate ganhou força após esse episódio, quando o conselheiro Peruano pediu que Braz fosse investigado por usar a força do Flamengo para se eleger. O caso, no entanto, foi arquivado.

Em contato com a reportagem do Torcedores.com, o conselheiro Walter Monteiro, pré-candidato à presidência do Flamengo e um dos autores da emenda, explicou que a proposta feita pelo grupo “Flamengo da Gente” é pelo afastamento desde a homologação da candidatura até a diplomação dos eleitos.

PUBLICIDADE

“VIII – que seja candidato a cargo eletivo, durante o período compreendido entre a homologação de seu nome pelo partido político e a proclamação do resultado eleitoral”, diz um trecho da emenda.

27 atletas conhecidos que vão disputar a Série A pelos times recém-promovidos e talvez você não saiba

Monteiro também informou que a proposta é para os próximos mandatos e que foi feita após a eleição de 2020 para que não interpretassem Marcos Braz como alvo. Apesar disso, internamente há alguns conselheiros que discutem que o afastamento seja durante todo o mandato de cargo público e não somente durante a campanha eleitoral. Sendo assim, Braz não poderia exercer a função de vice-presidente de futebol se a atual gestão for reeleita no fim do ano e ele for mantido no cargo.

“A proposta que apresentamos é para que o membro de poder do clube que se resolva se candidatar se afaste desde a homologação da sua candidatura até a diplomação dos eleitos. Foi isso que sugerimos. No entanto, pelo regimento do Flamengo, essa proposta pode ser objeto de emendas. Informalmente, outros conselheiros debatem se não seria o caso de ampliar esse afastamento durante o exercício do mandato. Nós não sugerimos isso, mas se for para valer nos próximos mandatos, sou a favor. Só não acho correto que ele tenha eficácia imediata, porque aí atingiria o Marcos Braz e isso não me parece justo, afinal quando ele se elegeu isso era permitido Não sou a favor de mudar as regras do jogo para atingir diretamente uma pessoa. Se for para valer de 2022 em diante, aí posso ser a favor”, esclareceu Walter Monteiro.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes