Home Futebol Futebol brasileiro vive ‘explosão’ de gols de falta na temporada; entenda

Futebol brasileiro vive ‘explosão’ de gols de falta na temporada; entenda

Até agora, 14 gols de falta foram marcados pelos principais times do futebol do Brasil na temporada

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Uma das grandes reclamações feitas por comentaristas é que o futebol brasileiro tem tido poucos gols vindos de jogadas de cobranças de falta. E talvez os times tenham ouvido tais reclamações e buscado mostrar força na bola parada.

PUBLICIDADE

De acordo com o Espião Estatístico, do Globoesporte.com, haviam sido marcados até então 13 gols de falta pelos chamados principais clubes brasileiros em 2021. O levantamento não conta o gol de falta de Gustavo Scarpa marcado na vitória do Palmeiras em cima do Defensa y Justicia, na Recopa Sul-Americana.

Atlético-MG e Vasco foram os times que mais marcaram em lances de faltas diretas ao gol, com duas vezes durante a temporada. Botafogo, Juventude, Cruzeiro, Corinthians, Sport, Santos, Grêmio, Palmeiras, Fortaleza e Fluminense, cada um, vem contribuindo com um gol de falta cada.

PUBLICIDADE

Fim de jejuns

Com o aumento de gols de falta, o futebol brasileiro também vive o fim de alguns ‘jejuns’ de clubes de tentos deste tipo. Como o Fortaleza, que não marcava desde julho de 2020 antes de Yago Pikachu anotar na vitória em cima do Ypiranga-RS, pela Copa do Brasil.

Mas há clubes que ainda tentam quebrar tais marcas. Talvez o jejum mais agudo pertença ao Flamengo. O atual bicampeão brasileiro não marca um gol de falta desde 2018. Mais precisamente em 10 de junho, quando Diego marcou em bola parada contra o Paraná. Ao todo, são 1033 dias sem saber o que é fazer gol de falta.

Até o gol de falta de Otero contra o Retrô, pela Copa do Brasil, o Corinthians tinha o segundo maior jejum de gols de falta dentre os times da Série A, que chegava a 944 dias sem tentos marcados na bola parada. Agora, a vice-liderança pertence ao Ceará.

PUBLICIDADE