Home Automobilismo Há 28 anos, Senna realizava “a melhor volta da história” da F1

Há 28 anos, Senna realizava “a melhor volta da história” da F1

Façanha de Senna foi homenageada com uma placa escrita “a maior volta do século” no museu do circuito de Donington Park

Thiago Chaguri
Apaixonado por esporte desde criança, acompanho diversas modalidades por acreditar na magia e nas boas histórias que seus protagonistas e torcedores proporcionam. Além do entretenimento, admiro também as pluralidades táticas e estratégicas.

No dia 11 de abril de 1993, Donington Park foi palco de uma das mais espetaculares imagens da história da Formula 1. Ayrton Senna deu show na pista britânica e venceu com direito a uma primeira volta incrível, ao pular da quinta para a primeira posição.

PUBLICIDADE

Denominado GP da Europa, o circuito recebeu pela primeira e única vez uma corrida na categoria máxima do automobilismo.

Senna tinha uma certa familiaridade com o local. Conquistou cinco vitórias em seis corridas disputadas pelas categorias Formula Ford 1.600, Formula Ford 2.000 e Formula 3. O autódromo também recebeu o primeiro teste do brasileiro para a Formula 1, realizado pela equipe Williams, em 1983.

A épica volta

O tradicional clima inglês variava com nevoeiro e chuva durante o dia. A pista estava úmida e escorregadia. Para a corrida, a superioridade da Williams colocou Alain Prost e Damon Hill na primeira fila do grid. Michael Schumacher, da Benetton, e Ayrton perfilaram logo atrás.

PUBLICIDADE

Após concluir a volta de apresentação, os carros se posicionaram para partir. Luz vermelha, sobe o giro dos motores. Luz verde e ação: estava dada a largada para o grande acontecimento.

Os companheiros da equipe Williams mantiveram suas posições na saída e o surpreendente Karl Wedlinger pulou da quinta para a terceira colocação com sua Sauber. Senna caiu para quinto e pouco antes da primeira curva, Schumacher o fechou e quase o jogou para fora da pista. O brasileiro se recuperou e, em uma bela manobra, aplicou um “drible” no alemão e tomou-lhe a quarta posição. Segundos depois, partiu para cima de Wedlinger e o ultrapassou por fora em uma curva, pulando ao terceiro lugar.

Na sequência, tomou para si a preferência da tangência, realizou a ultrapassagem em Damon Hill e foi-se embora à caça de seu arquirrival. Rapidamente encostou em Prost, pegou o vácuo e colocou de lado. Senna retardou a freada para entrar na curva “Melbourne Hairpin”, contornou por dentro o “cotovelo” (curva de 180 graus) e completou a linda manobra para assumir a liderança e registrar aquela que, para muitos, é considerada a “melhor volta da história da Fórmula 1”. Detalhe: mesmo com a pista molhada, o brasileiro largou com pneus slick, compostos adequados para pista seca.

Senna protagonizou mais um momento diferente no GP

Outra grande sacada foi realizada na volta 57. O piloto consultou previamente a direção de prova e não recebeu nenhuma contrariedade para concretizar o feito. Nos treinos, Ayrton havia passado pelo pit lane e percebeu que por lá ganharia uma certa vantagem. Usando sua experiência e inteligência, guardou este trunfo para usar em alguma hora apropriada durante a corrida. Sendo assim, repetiu o feito na prova, baixou seu tempo em dois segundos e anotou a volta mais rápida do dia.

PUBLICIDADE

Vale um parênteses para ressaltar também o ótimo desempenho do compatriota Rubens Barrichello. Largando da 12ª posição, fechou a primeira volta em quinto lugar com sua Jordan. Rubinho alcançou a vice-liderança durante a prova, porém abandonou a quatro voltas do fim quando estava em terceiro.

Senna chegou a colocar uma volta de diferença em Damon Hill, segundo colocado. Posteriormente, administrou o restante da corrida e conduziu sua McLaren a mais uma vitória marcante.

Alain Prost reclamou bastante do carro e da estratégia da Williams. Enquanto o brasileiro fez quatro pit-stop’s, o francês foi sete vezes aos boxes devido às constantes mudanças climáticas e, consequentemente, das condições da pista.

Na entrevista coletiva pós-corrida, ao ouvir as reclamações do rival, Ayrton brincou com a situação: “Por quê você não troca comigo?”, divertindo os presentes e deixando Prost constrangido.

PUBLICIDADE

Homenagem à façanha

Placa em Donington Park sobre "a melhor volta do século" de Senna

Crédito: Reprodução

A atuação de Senna rendeu uma placa escrita “a melhor volta do século”. Assim como esta placa, a McLaren MP4/8 e a bandeira do Brasil que o piloto exibiu após seu triunfo estão expostas no museu do circuito de Donington Park, em uma ala dedicada inteiramente ao brasileiro.

LEIA MAIS:

Ayrton Senna 60 anos: Relembre cinco momentos que comprovam que ele é um dos maiores da história

Companheiro de Senna na Lotus morre aos 62 anos