Home Automobilismo Hamilton encosta na 100ª pole; veja as feras que ele deixou para trás

Hamilton encosta na 100ª pole; veja as feras que ele deixou para trás

Top 10 na estatística tem apenas mais um piloto ainda na ativa, Sebastian Vettel

Fernando Cesarotti
Jornalista, professor universitário e fã ardoroso de qualquer esporte. Autor do OlimpCast, podcast sobre esportes olímpicos.

Lewis Hamilton se aproximou de mais uma marca histórica com a pole position do GP da Emilia Romagna: chegou à 99ª pole position de sua carreira, ampliando um recorde histórico que detém desde que superou o número de Michael Schumacher.

PUBLICIDADE

A primeira pole de Hamilton foi feita ainda em 2007, sua temporada de estreia, com a McLaren, no GP do Canadá. Foi a sexta corrida da temporada, e também o palco de sua primeira vitória. Veja abaixo quem são os 10 primeiros nessa estatística e como eles chegaram lá.

2. Michael Schumacher – 68

O alemão conquistou sua primeira pole no GP de Mônaco de 1994, uma estatística curiosa: foi a primeira corrida disputada após a morte de Ayrton Senna, no GP de San Marino. Ele superou o brasileiro somente em sua temporada de despedida da Ferrari, 2006. A última pole foi no GP da França daquele ano. Na volta com a Mercedes, entre 2010 e 2012, passou em branco.

PUBLICIDADE

3. Ayrton Senna – 65

A velocidade nos treinos foi uma das características marcantes da carreira do brasileiro. Nas três temporadas pela Lotus, entre 1985 e 1987, por exemplo, longe de ter o melhor carro, venceu apenas seis corridas, duas por ano. Obteve, no entanto, 16 poles, inclusive a primeira, no FP de Portugal, palco também de sua primeira vitória. A última foi justamente em San Marino, na prova em que morreu após um acidente.

4. Sebastian Vettel – 57

Em fase final na carreira, neste ano com a Aston Martin, o alemão fez sua primeira pole em 2008, em sua segunda temporada: foi no GP da Itália, em Monza, com uma Toro Rosso. Na mesma corrida, obteve sua segunda vitória. A última vez que saiu na pole foi no GP do Japão de 2019, com a Ferrari, num momento em que a equipe raramente conseguia disputar com a Mercedes e Hamilton já caminhava para seu sexto título. Dos pilotos na ativa, é o único no top 10, ao lado de Hamilton.

5. Jim Clark – 33

Recordista de poles por mais de duas décadas, o escocês tem um aproveitamento impressionante: largou em primeiro em 45% das 83 corridas que disputou entre 1960 e 1968ª primeira pole foi no GP de Mônaco de 1962; a última, na África do Sul, em 1968. Na época, o país vivia o apartheid e a F1 era uma das poucas modalidades a ignorar os embargos econômicos impostos por causa do regime segregacionista. Clark só não fez mais poles porque morreu precocemente, ainda em 1968, aos 32 anos, num acidente na Alemanha durante uma corrida de Fórmula 2.

6. Alain Prost – 33

O francês era conhecido por sua regularidade, que lhe rendeu o apelido de “Professor”. Também sabia, no entanto, acelerar forte nas voltas de classificação. Era um tempo de regras mais livres, em que algumas equipes tinham pneus e até motores específicos para as voltas lançadas. A primeira pole de Prost foi no GP da Alemanha de 1981, em Hockenheim, pela Renault. A última, com a Williams, no GP do Japão de 1993, quando já tinha assegurado o tetracampeonato mundial.

PUBLICIDADE

7. Nigel Mansell – 32

O “Leão” podia ser inconstante em corridas, mas sempre soube aproveitar o fato de ter andado em equipes de ponta para se destacar nos treinos. Sua primeira pole foi ainda com a Lotus, no GP dos Estados Unidos de 1984, em Dallas. Dez anos depois, no GP da Austrália de 1994, com a Williams, marcou sua última pole e obteve a última vitória. A corrida, contudo, ficou marcada pelo primeiro título de Michael Schumacher, conquistado após um acidente com Damon Hill.

8. Nico Rosberg – 30

A carreira do alemão foi meteórica se comparada à de outros astros atuais: disputou 11 temporadas e se aposentou após a conquista do título de 2016, com a Mercedes. Tempo suficiente, porém, para conquistar três dezenas de poles num intervalo de cinco anos. A primeira foi no GP da China de 2012, quando ainda dividia o time com Michael Schumacher; a últlma em 2016, no Japão, quando venceu e deu um passo importante para seu único título.

9. Juan Manuel Fangio – 29

O argentino tem um percentual ainda mais impressionante que o de Jim Clark: num tempo de poucas corridas por ano, saiu na pole em mais de metade das provas que disputou. Sua primeira pole foi no GP de Mônaco de 1950, a segunda prova da história da categoria, e a última no GP da Argentina de 1956, prova que abriu a temporada de seu quarto título mundial.

10. Mika Hakkinen – 26

Duas vezes campeão mundial, em 1998 e 1999, o finlandês também teve carreira curta e de bons números, especialmente na reta final, em que a McLaren voltou a andar na frente. Sua primeira pole foi no GP de Luxemburgo de 1997 – que, apenas do nome, foi disputado na pista de Nurburgring, na Alemanha. A última, no GP da Bélgica de 2000, em Spa-Francorchamps.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Tsunoda admite erro e Perez queria a pole; veja o que os pilotos disseram após o treino em Ímola

Confira cinco razões que tornam o GP da Emilia Romagna imperdível