Home Vida Saudável Qual é a importância da hidratação correta ao praticar esportes ao ar livre?

Qual é a importância da hidratação correta ao praticar esportes ao ar livre?

A hidratação correta durante a prática de esportes ao ar livre nem sempre é levada a sério por muitos atletas amadores. Esse tipo de atitude traz diversos prejuízos para a sua saúde, como tonturas e dificuldades de concentração.

Mayk Santos Souza
Colaborador do Torcedores.com.

Para evitar futuros problemas, é essencial saber que tipo de líquido é indicado para cada perfil de atleta e quais são os seus benefícios da hidratação para a sua saúde.

PUBLICIDADE

Se você costuma cometer esse erro, venha comigo e conheça o jeito correto da hidratação, além de tirar todas as suas principais dúvidas.

Benefícios do consumo de água

Beber água durante os exercícios físicos traz diversos benefícios para o corpo humano. Para se ter uma ideia, a água ajuda a diminuir o cansaço e a fadiga, tanto no momento da execução como após a atividade.

PUBLICIDADE

Outro ponto positivo é que a água não contém calorias, auxiliando aqueles que desejam perder peso com a atividade física. Além disso, uma hidratação de qualidade ajuda a impedir as cãibras, que ocorrem quando há ausência de nutrientes.

Os perigo da desidratação

A desidratação pode acontecer por vários motivos, sendo que os mais comuns são: a intensidade, duração das atividades físicas, o clima e a peça de roupa.

Um dos principais perigos da ausência de água no organismo é que o ritmo cardíaco do indivíduo pode aumentar em virtude da redução do volume sanguíneo. O problema é ainda maior quando há perda de 10% de líquido do corpo. Esse cenário pode trazer algumas consequências.

  • Tonturas;
  • Dificuldades de concentração;
  • Espasmos musculares;
  • Problemas renais.

Se a perda for acima de 20%, o perigo pode ser fatal para a pessoa. Por isso, busque sempre fazer a hidratação correta. Caso contrário, terá sérios problemas de saúde.

PUBLICIDADE

Líquidos indicados para hidratação

Durante uma atividade física, é muito comum o aumento do suor. Junto a isso, a perda de água também reduz a quantidade de eletrólitos, que é uma combinação de sódio e potássio.

O tipo e a intensidade do exercício é que determinará qual é a melhor forma de repor as perdas. Muita gente não sabe, mas nem sempre a água pura é o líquido ideal para a hidratação.

Para os exercícios físicos que duram mais de uma hora e as corridas de longa distância, o mais indicado é ingerir isotônicos e bebidas esportivas. Eles são essenciais porque contém calorias, vitaminas e sais minerais. Esses produtos têm o poder de repor os eletrólitos perdidos. Se preferir, pode adicionar a água de coco para a hidratação.

Uma boa hidratação é aquela em que a pessoa toma de 400 ml a 600 ml de líquidos duas horas antes da atividade física. No decorrer do exercício, você deve tomar 100 ml de água fria a cada 20 minutos.

PUBLICIDADE

Uma garrafa de hidratação pode ajudar durante a atividade física.

O risco do excesso da hidratação

É fundamental deixar claro que o excesso de hidratação pode trazer vários problemas para a sua saúde. Ele prejudica a performance e causa até mal-estar no indivíduo, gerando outros problemas, tais como:

  • Queda dos níveis de sódio no organismo;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Vômitos.

Hidratação pós-treino

Ao contrário do que muita gente imagina, a hidratação após o treino também é essencial para a recuperação do organismo. No entanto, ela não pode ser feita de qualquer forma. Para executar esse processo da melhor forma, opte por líquidos gelados ou até com açúcar.

Após descobrir a importância da hidratação correta para esportes ao ar livre, não deixe de cuidar da sua saúde.

PUBLICIDADE