Home Vôlei Itambé/Minas dá o troco e adia a decisão da Superliga Feminina de Vôlei

Itambé/Minas dá o troco e adia a decisão da Superliga Feminina de Vôlei

De virada, equipe de Belo Horizonte mostra sua força, iguala o duelo e força o terceiro jogo da final

Thiago Chaguri
Apaixonado por esporte desde criança, acompanho diversas modalidades por acreditar na magia e nas boas histórias que seus protagonistas e torcedores proporcionam. Além do entretenimento, admiro também as pluralidades táticas e estratégicas.

O Itambé/Minas bateu o Dentil/Praia Clube e empatou a série melhor de três jogos da final da Superliga Banco do Brasil de Vôlei, em Saquarema (RJ). Após derrota no primeiro encontro, a equipe mudou sua postura e se impôs diante do rival, vencendo por 3 sets a 1, com parciais de 19/25, 25/20, 27/25, 25/23.

Pri Daroit levou o Troféu VivaVôlei de melhor jogadora. Irreconhecível na abertura da série, onde fez apenas um ponto, anotou 16 hoje e teve papel importante no triunfo do Minas. As americanas Dani Cuttino, com 21 e Megan Easy, 13 – sendo sete na parcial decisiva – também contribuíram para a vitória minastenista.

PUBLICIDADE

Pelo lado do Praia Clube, a oposta dominincana Brayelin Martinez novamente foi a maior pontuadora do embate, com 22, seguida pela ponteira Fernanda Garay, que ajudou marcando 17. Menção honrosa para a líbero Suelen, que fez grande partida.

Na derrota anterior, o Minas havia perdido uma sequência de seis vitórias consecutivas sobre o rival. Até o momento, somando-se todos os jogos desta edição da Superliga, a equipe de Belo Horizonte agora acumula incríveis 26 vitórias e duas derrotas na competição.

PUBLICIDADE

O terceiro e decisivo confronto da final está marcado para segunda-feira (05), às 21h. O Minas terá a chance de conquistar seu terceiro título da competição e o quarto nacional. A Superliga foi criada em 1994/1995 e, sob o nome de Liga Nacional, o clube venceu em 1992/1993. O Praia Clube, campeão em 2017/2018, tentará seu segundo troféu.

 

O jogo

Primeiro set

Antes de a bola subir, foi respeitado um minuto de silencio em memória à Jean Luc Rosat, conhecido como Suíço. Nome histórico do vôlei brasileiro, o ex-atleta morreu na sexta-feira (02) em decorrências das complicações causadas pela covid-19.

No início, o Praia Clube mostrou suas credenciais e abriu impressionantes 7 a 0. Assim como no primeiro jogo, o sistema defensivo consistente e bem posicionado deu suporte para que a levantadora Claudinha acionasse suas atacantes. Com o forte volume no ataque, a equipe sufocou o rival.

PUBLICIDADE

Apático, o Minas não encontrava alternativas para frear a intensidade do Praia. Tal atuação se refletiu também nos números, onde a equipe entregou dez pontos em erros ao adversário. Ensaiando uma reação, baixou a desvantagem para quatro, porém o time de Uberlândia contou com seu forte bloqueio na reta final para conter a reação do Minas e fechar a parcial em 25/19.

A oposta Brayelin Martinez foi o destaque do Praia ao anotar cinco pontos na parcial. Fernanda Garay marcou quatro vezes e esteve no saque na sequência inicial dos sete primeiros pontos da equipe no jogo. Pelo lado do Minas, a ponteira Pri Daroit guardou quatro pontos.

 

Segundo set

Virando a chave, o Minas voltou bem para a segunda parcial. O ataque melhorou a eficiência e equilibrou as ações. Chegou a abrir quatro pontos de frente, contudo, o time mostrou novamente a instabilidade emocional da primeira partida e da parcial anterior, sofrendo um “apagão”. Sob o comando da central Carol no saque, o Praia aproveitou-se da situação e, com seis pontos consecutivos, passou à frente para 16 a 14.

PUBLICIDADE

Após a virada, o Minas se recuperou. Ligada, a equipe defendeu bolas difíceis, retomou a confiança no ataque, minimizou os erros e se estabilizou. A equipe de Belo Horizonte empatou a partida e disparou no placar para ganhar o set por 25/20.

Cravando sete pontos, Dani Cuttino liderou o Minas, seguida por Pri Daroit, com seis. Brayelin Martinez novamente foi a maior pontuadora do Praia, guardando mais cinco pontos.

Terceiro set

Equilibrado no começo, as equipes alternavam a liderança do placar. O quadro minastenista abriu quatro pontos de vantagem aos 13 a 9. Contando com a boa variação de jogadas de Macris, Carol Gattaz apareceu bem no ataque e no bloqueio, mantendo a vantagem adiante.

Entretanto, novamente o Minas baixou a guarda, baqueou momentaneamente e assistiu a reação do Praia. Fernanda Garay tomou conta da parcial e mostrou seus recursos, comandando a virada com três pontos consecutivos. Ratificando o bom momento, novamente o bloqueio da equipe foi efetivo em hora importante e a equipe abriu 21 a 18.

PUBLICIDADE

Agora foi a vez do Minas recuperar-se. Com muitas trocas de liderança na reta final, o clube da capital levou a melhor. Em uma bola de cheque cravada por Megan Easy, encerrou o parelho set por 27/25. Dani Cuttino com oito e Carol Gattaz com cinco pontos impulsionaram a virada no placar para o Minas. Fernanda Garay anotou 6 pontos e Brayelin Martinez, mais cinco.

 

Quarto set

O praia iniciou bem, forçando o saque para desestabilizar o rival e abriu três de vantagem. Após o 8 a 5, caiu o ritmo ofensivo e viu o Minas crescer. Defensivamente bem, permitiu que as bolas chegassem com qualidade para Macris acionar o poderio ofensivo de suas atacantes, explorando a ponteira americana Megan Easy, além da oposta Dani Cuttino. Desestabilizado, o clube praiano sentiu o ímpeto minastenista. Sem reação, abusou dos erros ofensivos.

Tudo parecia caminhar com tranquilidade para o Minas, à frente por 22/17, quando o Praia acordou no set e reagiu  de forma surpreendente. Anotando quatro pontos seguidos, diminuiu para 23 a 22 e obrigou a equipe do técnico Nicola Negro a parar o jogo. O tempo técnico surtiu efeito e, em um ataque diagonal, Megan Easy fechou a parcial em 25/23 e o jogo em 3 sets a 1 para o Minas.

PUBLICIDADE

 

Transmissão

A SporTV transmitirá a partida, às 21h.

01/04 (Quinta-feira) – Itambé/Minas 1×3 Dentil/Praia Clube – 20h

03/04 (Sábado) – Dentil/Praia Clube 1×3 Itambé/Minas – 21h

PUBLICIDADE

05/04 (Segunda-feira) – Itambé/Minas x Dentil/Praia Clube – 21h