Home Basquete NBB inicia os playoffs nesta quarta-feira (21); confira o guia

NBB inicia os playoffs nesta quarta-feira (21); confira o guia

Fase eliminatória do principal campeonato de basquete do país terá duelos das equipes que se classificaram entre a 5º e a 12º colocação

Thiago Chaguri
Apaixonado por esporte desde criança, acompanho diversas modalidades por acreditar na magia e nas boas histórias que seus protagonistas e torcedores proporcionam. Além do entretenimento, admiro também as pluralidades táticas e estratégicas.

Nesta quarta-feira (21) será dado o início dos playoffs da temporada 2020/2021 do NBB (Novo Basquete Brasil). Vale ressaltar que os quatro melhores times da temporada regular estão automaticamente classificados para as quartas-de-final. A primeira fase eliminatória compreende a disputa das equipes que terminaram entre o 5º e o 12º lugar. Em ordem, Zopone Gocil/Bauru, Corinthians, Sesi/Franca, Mogi das Cruzes Basquete, Unifacisa, Fortaleza/Basquete Cearense, Pato Basquete e KTO/Caxias do Sul Basquete entrarão em quadra em busca das quatro vagas restantes para avançar na competição.

As equipes melhor qualificadas não terão mando de quadra. Duas cidades irão sediar as partidas. Bauru, Caxias, Mogi e Unifacisa estarão no Rio de Janeiro para os duelos. Corinthians, Pato Basquete, Franca e Fortaleza disputarão duas vagas em Belo Horizonte. A medida visa o cumprimento dos protocolos de prevenção ao coronavírus ao evitar os deslocamentos das delegações.

PUBLICIDADE

Confrontos das oitavas de final

Zopone Gocil/Bauru (5º) x KTO/Caxias do Sul Basquete (12º)

Bauru e Caxias vêm de campanhas totalmente distintas. O Dragão avançou em quinto lugar com 19 vitórias e 11 derrotas. Os gaúchos, que retornaram à elite nesta temporada, somaram apenas nove vitórias em 30 jogos e ficaram com a última vaga para os playoffs do NBB.

Corinthians (6º) x Pato Basquete (11º)

Conquistando uma vaga para a fase eliminatória pelo segundo ano consecutivo, o Corinthians obteve 17 vitórias em 28 jogos. O clube paulista não realizou as 30 partidas da temporada regular por conta de um surto de covid-19 no elenco. Assim, perdeu para o Minas Tênis Clube e para o Fortaleza/Basquete Cearense por W.O. Já o Pato Basquete estreará nos playoffs logo em seu segundo ano de competição. Os paranaenses tiveram uma campanha com 12 vitórias e 18 derrotas e passaram em 11º lugar.

PUBLICIDADE

Sesi/Franca (7º) x Fortaleza/Basquete Cearense (10º)

Os francanos, acostumados a encerrarem entre os três primeiros nas últimas três temporadas, desta vez avançaram na sétima posição. A equipe, que conta com o ala/pivô Lucas Dias, cestinha da temporada, teve 50% de aproveitamento. Foram 15 vitórias e 15 derrotas em 30 jogos. O Fortaleza teve campanha semelhante. Contabilizou 14 vitórias e 16 derrotas e fechaou na décima colocação. Nos dois confrontos da temporada regular, uma vitória para cada lado.

Mogi das Cruzes Basquete (8º) x Unifacisa (9º)

Outra série que promete muito equilíbrio, Mogi e Unifacisa se classificaram com números similares. A equipe da região metropolitana de São Paulo, a exemplo do Franca, terminou com 50% de aproveitamento, com 15 vitórias e 15 derrotas, mas pelos critérios de desempate ficou com a oitavo lugar. No caso, a diferença foi o saldo de cestas. Franca terminou com 103 pontos positivos, enquanto Mogi terminou com um saldo negativo de -65. O time paraibano está em sua segunda temporada no NBB. Na edição anterior, terminou em décimo lugar. Neste campeonato conquistou 14 vitórias em 30 jogos e finalizou na nona posição.

Transmissão dos jogos

O NBB têm cinco opções de transmissão. ESPN, TV Cultura e TV Brasil são as responsáveis por televisionar o campeonato. Pela internet, há a página do próprio NBB no Facebook e a plataforma de streaming DAZN. Confira o calendário:

Zopone/Gocil Bauru (5º) x KTO Caxias do Sul Basquete (12º)

Local: Rio de Janeiro-RJ

PUBLICIDADE

Jogo 1 – 21/04 (Quarta-feira), às 16h – Facebook do NBB e TV Brasil (somente para o DF)

Jogo 2 – 23/04 (Sexta-feira), às 17h – ESPN

Jogo 3 – 25/04 (Domingo) – Horário a definir (se necessário)

O vencedor encara o Paulistano (4º)

PUBLICIDADE

 

Corinthians (6º) x Pato Basquete (11º)

Local: Arena Minas (Belo Horizonte-MG)

Jogo 3 – 22/04 (Quinta-feira), às 20h – ESPN

Jogo 2 – 24/04 (Sábado), às 16h – TV Cultura e Facebook do NBB

PUBLICIDADE

Jogo 3 – 26/04 (Segunda-feira) – Horário a definir (se necessário)

O vencedor pega o São Paulo FC (3º) 

 

Sesi Franca (7º) x Fortaleza Basquete Cearense (10º)

Local: Arena Minas (Belo Horizonte-MG)

PUBLICIDADE

Jogo 1 – 22/04 (Quinta-feira), às 17h – DAZN

Jogo 2 – 24/04 (Sábado), às 19h – DAZN

Jogo 3 – 26/04 (Segunda-feira) – Horário a definir (se necessário)

O vencedor enfrenta o Minas Tênis Clube (2º)

PUBLICIDADE

 

Mogi das Cruzes (8º) x Unifacisa (9º)

Local: Rio de Janeiro-RJ

Jogo 1 – 21/04 (Quarta-feira), às 19h – DAZN

Jogo 2 – 23/04 (Sexta-feira), às 20h – DAZN

PUBLICIDADE

Jogo 3 – 25/04 (Domingo) – Horário a definir (se necessário)

O vencedor duela contra o Flamengo (1º)

 

LEIA MAIS:

Flamengo vence Real Estelí e conquista Champions League das Américas

PUBLICIDADE

Ex-jogadoras da Seleção Brasileira de basquete pagaram funeral de companheira morta por coronavírus