Home Outros Esportes Variante brasileira é encontrada em surto de COVID-19 do Vancouver Canucks

Variante brasileira é encontrada em surto de COVID-19 do Vancouver Canucks

Canucks adiam jogos por conta de casos de coronavírus na equipe

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Até a tarde de domingo (03), metade do elenco do Vancouver Canucks testou positivo para a COVID-19. Além de 16 jogadores, três membros da comissão técnica e diversos parentes também foram diagnosticados com o vírus.

PUBLICIDADE

Segundo informações divulgadas pela ESPN norte-americana e jornais canadenses, entre os casos de Covid foi encontrada a variante brasileira (também conhecida como P.1.). De acordo com pesquisas feitas no Brasil, a variante, que surgiu em Manaus no mês de novembro, é mais transmissível do que as linhagens anteriores e também há indícios de que ela seja mais letal para pessoas jovens. Esse é o primeiro caso da P.1. na NHL, mas a área de Vancouver tem relatado muitos casos da variante.

Até o momento, ninguém da equipe foi hospitalizado, mas os infectados estão recebendo tratamento em casa. Alguns deles reportaram sintomas, como desidratação, fadiga, dor de cabeça, letargia e mal estar no geral. Um agente de um dos jogadores do time afirmou que o vírus “Derrubou muitos caras. Alguns nem conseguem sair da cama”.

PUBLICIDADE

O problema do Vancouver Canucks começou na terça-feira, quando Adam Gaudette foi retirado do treino depois de testar positivo para o coronavírus. Nas redes sociais, a mulher do jogador disse: “Meu marido não está em ótima forma, mas estou cuidando bem dele”. Segundo Micaela Gaudette, é como se o marido estivesse com uma gripe muito forte. Ela ainda ressaltou que eles têm seguindo todas as normas de segurança e que não sabe como o casal contraiu o vírus. 

Até o momento, a NHL havia adiado 45 jogos por conta da COVID-19, sendo que apenas 8 deles eram de equipes do Canadá. Com a situação em Vancouver, esse número vai aumentar consideravelmente (até o momento, 4 partidas da equipe já foram adiadas). A liga inicialmente tinha planejado fechar o centro de treinamento do time até a próxima terça, com a volta dos jogos programada para quinta-feira. Porém, como o número de casos continua a aumentar, essas datas serão postergadas, e nos próximos dias a liga deve se pronunciar sobre o futuro do calendário.