Home Basquete Anadolu Efes bate o Barcelona e conquista título inédito da EuroLiga

Anadolu Efes bate o Barcelona e conquista título inédito da EuroLiga

Clube turco alcança sua primeira conquista da principal competição europeia de basquete

Thiago Chaguri
Apaixonado por esporte desde criança, acompanho diversas modalidades por acreditar na magia e nas boas histórias que seus protagonistas e torcedores proporcionam. Além do entretenimento, admiro também as pluralidades táticas e estratégicas.

Em jogo equilibrado, o Anadolu Efes vence o Barcelona pelo placar de 86 a 81 e fatura o título inédito da Turkish Airlines EuroLiga de basquete. Os turcos haviam batido no aro na temporada passada ao ser vice-campeão para o CSKA Moscou. Porém, neste ano, conseguiram a revanche ao bater o clube russo e de quebra venceu o favorito Barcelona para dar ainda mais brilho à sua conquista. O Anadolu junta-se ao Fenerbahçe como os dois únicos clubes turcos a  serem campeões de EuroLiga.

Pela primeira vez desde o título do clube lituano Zalgiris Kaunas, em 1999, uma equipe fatura o título sem ter ao menos um campeão de EuroLiga no elenco ou no comando técnico. Todos os jogadores e o treinador Ergin Autman conquistaram pela primeira vez a competição neste domingo (30/05).

PUBLICIDADE

Pela disputa do terceiro lugar, o AX Armani Exchange/Olimpia Milano venceu o CSKA Moscou por 83 a 73. Destaque para o jogo coletivo do Olimpia. Além dos 14 pontos e seis assistências do ala-armador espanhol Sergio Rodriguez, a equipe contou com mais quatro atletas anotando acima de dez pontos para bater o clube russo.

O JOGO

O primeiro quarto seguia equilibrado até dois minutos do fim, quando o Barcelona começou a desgarrar do placar e fechou a parcial em 22 a 15.  No segundo período, o time catalão chegou a abrir 25 a 15. No entanto, o Anadolu reagiu. Ao anotar uma corrida de 9 a 0, diminuiu a diferença para apenas um ponto, com o marcador em 25 a 24 para o Barcelona. Neste intervalo de tempo, os culés ficaram quase três minutos sem pontuar.

PUBLICIDADE

Faltando três minutos para o fim do primeiro tempo, o Anadolu tomou a frente na partida. O clube turco finalizou melhor a parcial e foi para o intervalo vencendo por 39 a 36.

O terceiro período começou com o Anadolu melhor, ampliando sua vantagem. Em quatro minutos, fez 13 a 5, deixando o marcador em 52 a 41. A três minutos do fim do período, quando a vantagem estava em 59 a 48, o Barcelona iniciou sua reação. Ainda que tímida, diminuiu a vantagem turca para sete pontos.

No quarto derradeiro, o Anadolu sofreu uma pane logo no começo e ficou cerca de três minutos sem pontuar, ao passo que o Barcelona melhorou sua produção ofensiva e encostou no placar. A cinco minutos do fim, a equipe blaugrana empatou em 69 a 69.

Entretanto, a reação catalã parou por aí. O Anadolu se impôs, melhorou defensivamente e retomou o controle do jogo, novamente abrindo diferença. Desta vez, os turcos mantiveram a concentração, sustentaram a vantagem e fecharam o jogo em 86 a 81 para conquistar o seu inédito título de EuroLiga.

PUBLICIDADE

DESTAQUES

Vasilije Micic provou porque foi o MVP da temporada regular. O ala/armador anotou 25 pontos e distribuiu 5 assistências e foi eleito também o MVP da final. O armador americano Shane Larkin também teve grande contribuição, com 21 pontos e três assistências.

Pelo lado do Barcelona, Cory Higgins, autor do game winner na semifinal contra o Olimpia Milano, anotou 23 pontos.

CAMPANHA

Com 22 vitórias e 12 derrotas, o Anadolu Efes classificou-se em terceiro lugar na temporada regular. Eleito MVP desta fase, Vasilije Micic foi o destaque do clube nesta campanha. O ala/armador teve médias de 16,5 pontos e 4,8 assistências.

Pelos playoffs, o clube turco encarou o Real Madrid. Contrariando a previsão de equilíbrio na série, o Anadolu Efes atropelou os espanhóis nos dois primeiros jogos. No entanto, quando parecia que tudo se encaminhava para uma passagem tranquila, o Real Madrid se reergueu e empatou a série. No quinto e derradeiro jogo, a equipe turca se recompôs. Bateu o clube merengue e garantiu seu passaporte à Colônia para o Final Four.

PUBLICIDADE

Na semifinal enfrentou o algoz da final da edição anterior, CSKA Moscou. Desta vez o Anadolu vingou-se e venceu o clube moscovita, avançando para a final. Jogando sua segunda final consecutiva, o Anadolu faturou seu inédito título ao triunfar sobre o Barcelona.

 

LEIA MAIS:

Barcelona está na final europeia; equipe encara o Anadolu Efes pela EuroLiga de basquete

EuroLiga: conheça equipes de basquete vinculadas a times de futebol

PUBLICIDADE