Home Esportes Olímpicos COI garante que Olimpíada acontecerá mesmo com estado de emergência

COI garante que Olimpíada acontecerá mesmo com estado de emergência

País sede da Tóquio 2020, Japão enfrenta quarta onda de casos de Covid-19

Ruan Nascimento
Colaborador do Torcedores

A nove semanas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, o Comitê Olímpico Internacional (COI) garantiu nesta sexta-feira, 21 de maio, que o evento acontecerá normalmente entre 23 de julho e 8 de agosto, conforme programado. A informação foi confirmada por um representante olímpico de alto escalão para a agência de notícias Reuters. As Olimpíadas serão realizadas mesmo que a capital japonesa esteja sob estado de emergência por causa da Covid-19. Diversas cidades do país fortaleceram medidas para frear o contágio pela doença

PUBLICIDADE

O evento continua com forte rejeição do público japonês, devido ao temor por um aumento de casos e mortes de Covid no país. Uma pesquisa divulgada pela Reuters também nesta sexta-feira relata que quase 70% dos entrevistados desejam que o evento seja cancelado ou novamente adiado. Em 2020, o COI definiu o adiamento dos Jogos Olímpicos em um ano, ainda no início da pandemia do novo coronavírus.

Para incentivar a realização dos Jogos deste ano, o COI anunciou que o presidente da França, Emmanuel Macron, estará presente na cerimônia de abertura da Olimpíada. A capital francesa, Paris, será a sede da próxima edição das competições, em 2024.

PUBLICIDADE

Quando perguntado se teriam os Jogos Olímpicos mesmo se Tóquio estivesse sob estado de emergência, o vice-presidente do COI, John Coates, respondeu: “certamente que sim”. A autoridade, que supervisiona os preparativos para Tóquio 2020, completou que “todos os planos que temos à disposição para garantir a segurança e a proteção dos atletas e do povo do Japão se baseiam nas piores circunstâncias possíveis”.

Vacinação

Coates também disse que até 23 de julho, data de início da Olimpíada, mais de 80% dos ocupantes da Vila Olímpica estarão vacinados. O dirigente completou que entre o grupo de médicos das delegações olímpicas estrangeiras trabalharão em apoio às operações médicas e a implantação de contramedidas de Covid-19 durante o evento.

Entre os maiores e mais ricos países do mundo, o Japão tem a taxa mais lenta de vacinação contra a doença causada pelo novo coronavírus, segundo um monitor global da Reuters. Apenas 4,1% de toda a população japonesa já foi imunizada, e cerca de metade do corpo médico daquele país já foi completamente imunizado. O país iniciou seu processo de vacinação apenas em fevereiro deste ano.

LEIA MAIS
Canal Olímpico do Brasil comemora 100 dias de transmissão com mais de 6 milhões de minutos assistidos

PUBLICIDADE

Seleção de basquete divulga lista preliminar para o pré-olímpico