Home Torcedoras Prata Olímpica, ouro nos Jogos Pan-Americanos e artilheira: Os melhores momentos da carreira de Cristiane

Prata Olímpica, ouro nos Jogos Pan-Americanos e artilheira: Os melhores momentos da carreira de Cristiane

Atualmente jogadora do Santos e da Seleção, Cris comemora 36 anos de idade neste sábado

RenanOguma
Colaborador do Torcedores

Um vice-campeonato mundial, duas pratas olímpicas, dois ouros nos Jogos Pan-Americanos e uma idolatria de uma geração inteira. Cristiane completa nesse sábado (15) 36 anos e ainda mostra o porquê é tão querida no mundo do futebol.

PUBLICIDADE

Natural de Osasco (SP), Cristiane é cria das categorias de base do São Bernardo, mas começou a carreira em 2005, aos 20 anos de idade, no Juventus da Mooca. Com apenas um ano de carreira, logo partiu para a Alemanha, quando foi contratada pelo Turbine Potsdam. Acostumada a quebrar recordes anos depois, ela foi a primeira brasileira a jogar na Bundesliga.

Anteriormente com passagens por Suécia, Estados Unidos, Coreia do Sul, a atacante brilhou também clubes daqui do Brasil, como Santos e São Paulo. Pelo Peixe, fez parte do histórico time campeão da Libertadores e da Copa do Brasil de 2009, fazendo bela parceria com a atacante Marta. Cristiane foi a artilheira da competição internacional com 15 gols.

PUBLICIDADE

CARREIRA INTERNACIONAL E VOLTA AO BRASIL

Em seguida, em 2015, se transferiu do Centro Olímpico ao PSG, realizando 63 jogos e 50 gols em duas temporadas. Posteriormente, em 2017, foi anunciada pelo Changchun Zhuoyue, para atuar por dois anos na equipe chinesa. Quatro anos longe do Brasil, Cristiane retorna agora pelo São Paulo, sendo a líder do projeto de um novo time feminino.

Logo depois ela retorna ao Santos aos 35 anos e com ainda muita lenha para queimar. Depois de duas passagens, retorna como quinta maior artilheira do clube, com 46 gols marcados em 29 jogos. Nesse meio tempo já correspondeu: foi vice-artilheira da equipe no Brasileirão com cinco gols.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Desde 2003 sendo convocada, Cristiane participou da Copa do Mundo Feminina com apenas 18 anos. Logo depois foi eleita a terceira melhor jogadora do Mundial de 2007, competição que terminou como vice-campeã.

Atualmente, é a quinta maior artilheira da história das Copas com 11 gols, além de deter o recorde como a maior artilheira da história do futebol olímpico, seja no feminino ou masculino, com 14 gols. Das quatro Olimpíadas disputadas (2004, 2008, 2012 e 2016), Cristiane foi a artilheira da Seleção nas três primeiras e dos torneios de Atenas e Pequim.

PUBLICIDADE

Juntamente com as boas atuações, vem as recompensas. Foi eleita a terceira melhor jogadora do mundo em 2006 e 2007, ambas vencidas pela companheira Marta. Em seguida, esteve presente na Seleção Feminina da Década, ao lado de outras seis brasileiras.

Cristiane não é somente uma craque dentro das quatro linhas. Ela representa muito mais que isso. Ao passo que inspira mulheres a seguirem os seus sonhos, nunca se escondeu de temas como homossexualidade e machismo, que são constantes em sua vida.

LEIA MAIS

Chelsea x Barcelona: saiba onde assistir a final da Champions League feminina

PUBLICIDADE

Corinthians goleia, Grazi marca e chega aos 100 jogos no Campeonato Brasileiro Feminino