Home Basquete EuroLiga de basquete definirá os finalistas; veja o guia do “Final Four”

EuroLiga de basquete definirá os finalistas; veja o guia do “Final Four”

Principal campeonato de clubes do mundo após a NBA, EuroLiga realizará as semifinais nesta sexta-feira (28/05) e definirá o campeão da competição no domingo, dia 30

Thiago Chaguri
Apaixonado por esporte desde criança, acompanho diversas modalidades por acreditar na magia e nas boas histórias que seus protagonistas e torcedores proporcionam. Além do entretenimento, admiro também as pluralidades táticas e estratégicas.

A Turkish Airlines EuroLiga de basquete conhecerá seu campeão da temporada 2020/2021. Barcelona, CSKA Moscou, AX Armani Exchange/Olimpia Milano e Anadolu Efes são os quatro semifinalistas da competição. O “Final Four” será realizado nesta sexta-feira (28). No domingo, 30, terá a disputa do terceiro lugar e a grande final na cidade de Colônia, Alemanha. Os jogos não terão público devido aos protocolos de segurança para evitar o contágio pelo coronavírus.

As quatro melhores equipes da temporada regular fizeram sua parte e eliminaram seus adversários nas quartas-de-final.

PUBLICIDADE

SEDE

Colônia está entre as maiores cidades da Alemanha. É a quarta mais populosa, com estimativa em pouco mais de 1 milhão de habitantes. 570km distante da capital Berlim, está a cerca de 200km das fronteiras para Holanda e Bélgica. Conhecida por sua arquitetura gótica, manteve o estilo que remete à Idade Média, época em que a cidade era uma importante rota comercial entre o leste e o oeste europeu.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi um dos locais mais devastados. Devido a destruição causada pelos bombardeios e a evacuação, sua população foi reduzida em cerca de 95%. No entanto, a cidade conseguiu se recuperar e reestruturou alguns edifícios históricos, resultando em um visual urbano misturado entre o moderno e o antigo. Valorizando a cultura, conta com mais de 30 museus e centenas de galerias de arte.

PUBLICIDADE

Curiosamente, Colônia abriga um dos carnavais mais conhecidos na Europa. Diferentemente do Brasil, a cidade alemã celebra o evento anualmente a partir das 11h11 de cada 11 de novembro, sendo finalizado também numa quarta-feira de cinzas. Os bares e pubs ficam lotados com centenas de milhares de pessoas se fantasiando e dançando pelas ruas.

OS CONFRONTOS

BARCELONA x AX ARMANI EXCHANGE/OLIMPIA MILANO

As duas equipes quebraram um longo jejum sem participar do Final Four. O Barcelona não chegava à semifinal há sete anos, enquanto o AX Armani amargava um período ainda maior, estando fora por 29 anos desta fase. O jejum de títulos também é longo. Enquanto o Barcelona não ergue o troféu da competição desde 2010, o Armani faturou seu último título em 1988.

Barcelona

Líder com 24 vitórias e 10 derrotas, o Barcelona teve campanha idêntica ao CSKA, mas levou vantagem pelo critério de desempate. Os espanhóis tiveram 237 pontos à favor de saldo, enquanto o CSKA finalizou com 155 positivos. Pela Liga Endesa ACB (campeonato espanhol), o clube classificou-se em segundo na temporada regular, com 32 vitórias e quatro derrotas em 36 jogos. Pelas oitavas-de-final irá encarar o Club Joventut Badalona, sétimo, em uma disputa melhor de três. Nesta competição, o Barcelona é o segundo maior campeão, com 18 títulos.

Em busca de sua terceira faixa de campeão da EuroLiga, os “culés” possuem três jogadores com passagens pela NBA para retomar o caminho do título europeu, além do treinador lituano Sarunas Jasikevicius, antigo jogador do clube. O atual comandante atuou de 2000 a 2003 e retornou para mais um ano em seu fim de carreira, na temporada 2012/2013. Jasikevicius conquistou uma EuroLiga em 2003, duas Liga ACB nos anos de 2001 e 2003 e três Copa do Rei.

PUBLICIDADE

O bom filho à casa torna e o surpreendente anúncio de Mirotic

Em fim de carreira, o ala/pivô Pau Gasol voltou às origens. Pelo Barcelona, iniciou sua carreira em 1999 e, mesmo jovem, rapidamente causou impacto pelo clube. Gasol foi campeão da Liga ACB em 1999 e 2001 e da Copa do Rei em 2001, sendo parceiro de quadra de seu atual treinador. Ainda em 2001, levou os prêmios de MVP (Jogador Mais Valioso) das finais da liga espanhola e também da Copa do Rei. Nesse mesmo ano foi para a NBA e atuou até 2008 pelo Memphis Grizzlies.

Transferido para o Los Angeles Lakers, atuou pela franquia de 2008 a 2014, onde foi bicampeão em 2008/2009 e 2009/2010, sendo considerado por Kobe Bryant um dos melhores parceiros de sua carreira. Teve passagens também por Chicago Bulls, San Antonio Spurs e, por fim, Milwaukee Bucks.

Montenegrino naturalizado espanhol, Nikola Mirotic também teve boa carreira na NBA. O ala/pivô atuou pelo Chicago Bulls de 2014 a 2018, além de New Orleans Pelicans em 2017/2018 e Milwaukee Bucks, 2018/2019. Em 2019, surpreendeu o mundo do basquete ao anunciar seu retorno à Espanha. O atleta tinha um bom espaço no mercado americano. Mesmo com propostas de Dallas Mavericks e Utah Jazz, Mirotic optou por assinar com o Barcelona. Curiosamente, antes de passar pela NBA, Mirotic foi ídolo no Real Madrid, onde jogou de 2008 a 2014.

O ala/armador Álex Abrines vestiu a camisa do Oklahoma City Thunder entre 2017 e 2019. Anteriormente, já havia defendido as cores do Barcelona de 2012 a 2016. Após a passagem pela NBA, retornou ao clube, onde permanece desde 2019.

PUBLICIDADE

AX Armani Exchange/Olimpia Milano

Sediado em Milão, o clube tem muita tradição no cenário continental. Os italianos levantaram a taça da EuroLiga em três oportunidades. Nesta edição, fechou a etapa regular em quarto lugar com 21 vitórias e 13 derrotas.

Maior campeão italiano com 28 títulos, segue vivo atrás de mais uma conquista. Líder da LegaBasket Serie A (campeonato italiano) com 22 vitórias em 28 jogos, o Olimpia está na semifinal da competição. Eliminou o Dolomiti Energia Trentino, oitavo colocado, por 3 a 0 nas quartas-de-final. Pela semifinal, lidera a série por 2 a 0 contra o quarto lugar Umana Reyer Venezia.

Experiência no comando técnico e em quadra

A equipe conta com dois nomes conhecidos no cenário da NBA. O técnico Ettore Messina foi assistente entre 2014 e 2019 de Gregg Popovich, treinador do San Antonio Spurs. Messina conquistou a EuroLiga como técnico por quatro vezes e comandou a seleção italiana de 1993 a 1997, sendo vice-campeão da competição europeia de seleções, o EuroBasket, em 1997.

Sergio Rodriguez teve passagens discretas pela NBA de 2006 a 2010 por Portland Trail Blazers, Sacramento Kings e New York Knicks, além de retornar em 2017 pelo Philadelphia 76ers. De 2010 a 2016 defendeu o maior rival do Barcelona, o Real Madrid, onde foi multicampeão e faturou a EuroLiga em 2015, além do MVP do campeonato em 2014. De 2017 a 2019 jogou pelo CSKA Moscou e conquistou seu segundo título de EuroLiga em 2019.

PUBLICIDADE

Michael Delaney é mais um com passagem pela liga americana. O armador atuou pelo Atlanta Hawks em 2016 e 2017. Jeremy Evans, pivô, jogou de 2010 a 2017. De 2010 a 2015 foi pivô do Utah Jazz. Em seus dois últimos anos de liga, teve passagens breves por Dallas Mavericks e Atlanta Hawks. Luigi Datome, ala italiano, atuou por Detroit Pistons e Boston Celtics de 2013 a 2015.

CSKA MOSCOU x ANADOLU EFES

O duelo será a reedição da final da última edição da EuroLiga (2018/2019). Em um grande jogo, o CSKA superou o Anadolu por 91 a 83 e sagrou-se campeão pela oitava vez da competição. Nesta temporada, as duas equipes possuem o ataque mais produtivo da fase de classificação. O CSKA terminou com média de 84,5 pontos por jogo e o Anadolu vem logo na sequência, com 84,1.

CSKA Moscou

Vice-líder na fase de classificação, o time russo teve a mesma campanha do líder Barcelona, ambos com 24 vitórias e 10 derrotas. No entanto, o saldo de cestas favorece aos espanhóis nos critérios de desempate, como citado anteriormente.

O CSKA é consistente e poderoso no cenário europeu. Atual campeão, possui oito títulos de Euroliga e é o segundo maior vencedor da competição. Dono de longas dinastias desde a década de 1960, o clube venceu 50 vezes o campeonato russo. Outra marca impressionante é a atual sequência, a maior de sua história: são 17 conquistas consecutivas no certame nacional.

PUBLICIDADE

Na equipe, são poucos jogadores que atuaram pela NBA. Joel Bolomboy, ala, soma 18 jogos no período de 2016 a 2018 por Utah Jazz e Milwaukee Bucks. Darrun Hilliard, ala/armador, atuou pelo Detroit Pistons e San Antonio Spurs entre 2015 e 2018. E o ala da Georgia, Tornike Shengelia, jogou de 2012 a 2014 pelo Brooklyn Nets e Chicago Bulls.

Reviravolta no campeonato russo

Entretanto, nesta temporada, o CSKA vem enfrentando mais dificuldades na VTB United League (liga russa). Em 24 partidas, triunfou em 17 e foi derrotado sete vezes, qualificando-se em quarto lugar. Nas quartas-de-final, venceu o Nizhny Novgorod por 2 a 1.

Apesar dos percalços, o CSKA deu uma prova de sua força na semifinal. Eliminou o Zenit São Petersburgo, líder da competição e clube que dificultou a vida do Barcelona nesta EuroLiga, por 3 a 1. Na final o CSKA enfrentará o Unics Kazan, terceiro colocado na fase de classificação.

Anadolu Efes

Maior campeão do campeonato turco com 14 títulos, o clube de Istambul é o único participante das semifinais que ainda não possui um título de EuroLiga. Na última temporada disputada (2018/2019) bateu na trave e foi o vice-campeão, sendo derrotado pelo CSKA Moscou. Pela edição 2019/2020 foi o líder da temporada regular, porém esta foi cancelada devido a pandemia de coronavírus, culminando com a não realização dos playoffs.

PUBLICIDADE

O Anadolu Efes registrou a terceira melhor campanha da fase de classificação da EuroLiga, somando 22 vitórias e 12 derrotas. O clube mantém sua busca inédita pela conquista europeia para escrever seu nome na história e se juntar ao rival Fenerbahçe como os dois únicos clubes turcos a vencerem a EuroLiga. Para alcançar o feito, tem no elenco três jogadores com passagens, ainda que discretas, pela NBA.

Rodrigue Beaubois, armador francês, fez parte do plantel do Dallas Mavericks, campeão da NBA em 2011. Caso o Anadolu conquistar o título, Beaubois se tornará o primeiro jogador europeu a ser campeão da NBA e da EuroLiga.

Shane Larkin, armador, também passou pelo Mavericks, além de New York Knicks, Brooklyn Nets e Boston Celtics no período de 2013 a 2017. O ala Chris Singleton atuou pelo Washington Wizards de 2011 a 2014. James Anderson, ala/armador, ficou de 2010 a 2016 na NBA. Atuou por San Antonio Spurs, Houston Rockets, Philadelphia 76ers e Sacramento Kings. Por fim, o pivô alemão Tibor Pleiss fez apenas 12 jogos com a camisa do Utah Jazz em 2016.

Favorito, a equipe venceu 34 dos 35 jogos disputados pela liga turca

Pela SuperLig (liga turca), o Anadolu foi o líder disparado da temporada regular. O clube obteve uma incrível marca de 29 vitórias em 30 jogos. Pelos playoffs, eliminou o oitavo lugar E.H. Gaziantep por 2 a 0. Na semifinal, despachou com tranquilidade o quinto colocado, Besiktas/Icrypex, por 3 a 0. O clube enfrentará o Fenerbahçe, segunda melhor equipe da primeira fase, pela final. O pivô alemão Tibor Pleiss fez apenas 12 jogos com a camisa do Utah Jazz em 2016.

PUBLICIDADE

TRANSMISSÃO

A plataforma de streaming DAZN transmitirá os jogos. Confira os duelos pelo horário de Brasília:

28/05

13h – CSKA Moscou x Anadolu Efes

16h – Barcelona x AX Armani Exchange/Olimpia Milano

PUBLICIDADE

 

LEIA MAIS:

EuroLiga de basquete define seu “Final Four”

EuroLiga: conheça equipes de basquete vinculadas a times de futebol

 

PUBLICIDADE